Releases
Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos: orientações para professores e alunos
16/03/2020

Como é do conhecimento de todos, por determinação da Reitoria da PUC-Rio, as atividades acadêmicas presenciais, de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu, estão suspensas.  As disciplinas já oferecidas na modalidade a distância não sofrerão alterações e poderão manter o calendário de atividades não-presenciais. 

A PUC-Rio já está trabalhando em um plano de contingência para a transição das atividades acadêmicas presenciais para o formato não-presencial, com as adaptações que se fizerem necessárias para manter a continuidade do semestre letivo, respeitadas as especificidades de cada disciplina e área do saber. 

1. Graduação

Ao longo desta semana, os departamentos serão orientados quanto à transição das atividades acadêmicas para o formato digital, utilizando as plataformas oficiais da PUC-Rio (PUC Online/Autosau, Moodle, Maxwell e outras). 

Os diretores dos departamentos devem informar aos Decanos situações em que a migração para o formato digital não pode ser aplicada.

As provas das disciplinas serão aplicadas após a retomada das atividades presenciais.

A Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) disponibilizou, na página da PUC-Rio, material introdutório sobre Educação Digital e vídeo com tutorial para uso da plataforma Moodle:

 http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/downloads/educacao_digital/CCEAD_educacao_digital_2.pdf

http://vimeo.com/397428945

2. Pós-graduação stricto sensu

As defesas de dissertação de mestrado e tese de doutorado já programadas poderão ocorrer com a participação remota da banca examinadora, sendo apenas necessária a presença do(a) aluno(a) e do(a) presidente da banca. Alternativamente, as datas das defesas poderão ser remarcadas, desconsiderando-se, provisoriamente, o prazo de 60 dias após a data de aprovação da instância final no sistema online.

Quanto à certificação de dissertações e teses, o material deverá ser enviado para o e-mail amartins@puc-rio.br. Uma vez concluída a certificação, o(a) aluno(a) será comunicado por e-mail e deverá agendar um horário para a retirada do CD-ROM.

Para as aulas não-presenciais das disciplinas de pós-graduação stricto sensu, recomenda-se a utilização da plataforma indicada pela CCEAD. 

3.Especialização e Extensão

Os coordenadores acadêmicos dos cursos deverão entrar em contato com seus docentes para verificar a disponibilidade e oferecer a transição provisória, pelo período que durar a necessidade de suspensão dos encontros presenciais.  Essa é uma forma de assegurar a continuidade dos cursos em andamento e a confirmação das turmas novas. 

Para as aulas não-presenciais das disciplinas dos cursos da CCE, recomenda-se a utilização da plataforma indicada pela CCEAD. 

4. Biblioteca

Até o dia 17 de março, a Divisão de Bibliotecas e Documentação terá o horário de funcionamento reduzido das 7h às 16h e atenderá somente empréstimos de livros. A partir do dia 18 de março, permanecerá fechada enquanto durar o recesso. Não haverá cobrança de multa durante esse período.

Os serviços virtuais continuam a funcionar normalmente.

 Para atendimentos ou mais informações, a Biblioteca disponibilizou o e-mail bibliopucrio@gmail.com.

5. Divisão de Admissão e Registro (DAR)

O atendimento presencial será feito das 12h às 16h, pelo e-mail dar@puc-rio.br, ou por meio de requerimentos acadêmicos do PUC Online.

Pedimos aos professores que aguardem orientações mais detalhadas com relação ao apoio para preparação do material digital para as aulas não-presenciais e formação para uso das plataformas.  Essas informações serão repassadas pelos coordenadores de graduação e de pós-graduação de cada departamento.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br