Releases
SACRU promove webinar para discutir o lugar da dúvida na credibilidade da ciência
18/05/2021

Encontro da Strategic Alliance of Catholic Research Universities será realizado no dia 21 de maio em formato

on-line, via plataforma Zoom. Professora emérita da PUC-Rio, Angela Wagener, será uma das palestrantes

 

Com o Covid-19, a ciência foi colocada na vanguarda das conversas internacionais. Não importa a questão científica, podem ser encontrados céticos, desde políticos e empresários a especialistas fazendo perguntas sérias, até o que muitos descrevem como “teóricos da conspiração”. Com o objetivo de promover reflexão sobre o assunto a Strategic Alliance of Catholic Research Universities (SACRU) irá realizar um webinar para discutir o lugar da dúvida na credibilidade da ciência. O encontro será no formato virtual, na sexta-feira, 21, às 9h (BRT), via plataforma Zoom. Para participar acesse: https://bccte.zoom.us/webinar/register/WN_rzDAFY2ARtCi1g7c96okQA .

Neste encontro, um painel de especialistas irá explorar o lugar da dúvida na ciência, a fim de aprofundar a apreciação do que significa dizer que "estamos seguindo a ciência". Para compor a mesa foram convidados a professora emérita da PUC-Rio, Angela Wagener, PhD (1974) em Química pela PUC-Rio; Fabián M. Jaksic, formado em Biologia pela Universidade do Chile, PhD em Zoologia pela Universidade da Califórnia (Berkeley, EUA), é ecologista sênior certificado pela American Ecological Society e membro correspondente da Academia Chilena de Ciências; e Philip Landrigan, MD, mestre, que é pediatra e epidemiologista. Ele dirige o Programa de Saúde Pública Global e Bem Comum no Boston College. Graduado pela Harvard Medical School e pela London School of Tropical Medicine & Hygiene da University of London.

Sobre a SACRU

A SACRU foi oficialmente fundada em reunião remota no dia 8 de julho de 2020, com o objetivo de criar uma rede de cooperação entre as instituições, reconhecidas internacionalmente pela excelência no ensino e na pesquisa. As universidades fundadoras da aliança são a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil), Australian Catholic University (Austrália), Boston College (Estados Unidos), Pontificia Universidad Católica de Chile (Chile), Sophia University (Japão), Universidade Católica Portuguesa (Portugal), Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália) e Universitat Ramon Llull (Espanha).

 

Mini bio dos participantes:

Angela Wagener

Professora emérita da PUC-RIO desde 2014, Angela Wagener recebeu o título de PhD (1974) em Química pela PUC-Rio / KFA-Julich (Alemanha) e recebeu um Humboldt Stiftung como pós-doutorado na Aachen University (1978-1979). Dedicou sua vida profissional à Química Ambiental e Marinha e aconselhou mais de 50 alunos de pós-graduação. Em 1994, tornou-se Professora Titular da PUC-Rio. Foi pesquisadora visitante na Scripps Institution of Oceanography (EUA); professor visitante na San Diego State University (EUA), GKSS (Alemanha), University of Mainz (Alemanha), ETH-Zürich (Suíça); e foi Chefe Interino do Laboratório de Estudos Ambientais Marinhos (Mônaco), Membro do comitê STAP / GEF, membro do comitê científico GEOTRACES, Membro do Comitê de Honra e Reconhecimento da AGU. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e autora de cerca de 134 artigos científicos.

 

Fabián M. Jaksic

Fabián M. Jaksic é formado em Biologia pela Universidade do Chile, PhD em Zoologia pela Universidade da Califórnia (Berkeley, EUA), é ecologista sênior certificado pela American Ecological Society e membro correspondente da Academia Chilena de Ciências. Entre muitos premiações, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências do Chile. Atualmente é professor e diretor do Centro de Ecologia Aplicada e Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Chile (CAPES), e é autor de mais de 230 artigos científicos da WoS, 50 capítulos de livros e 12 livros. Suas linhas de pesquisa se enquadram no campo geral da Ecologia Comunitária e abrangem interações predador / presa, estrutura de guildas tróficas, dinâmica populacional, invasões biológicas, biodiversidade funcional e funcionamento do ecossistema.

 

Philip Landrigan

Philip Landrigan, MD. Mestre é pediatra e epidemiologista. Ele dirige o Programa de Saúde Pública Global e Bem Comum no Boston College. Graduado pela Harvard Medical School e pela London School of Tropical Medicine & Hygiene da University of London. Sua pesquisa examina os impactos na saúde de riscos ambientais tóxicos. Ele estudou chumbo, pesticidas, poluição do ar e amianto, e sua pesquisa com essas toxinas ajudou a prevenir doenças e morte prematura em milhares de americanos. O Dr. Landrigan copresidiu a Comissão Lancet sobre Poluição e Saúde, que relatou em 2018 que a poluição causa 9 milhões de mortes anualmente e que a prevenção da poluição é viável e altamente econômica. Desde 2019, o Dr. Landrigan lidera a Comissão de Mônaco sobre Saúde Humana e Poluição do Oceano.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br