Releases

‘Para Incluir’ tem a parceria da fundação italiana Cardeal Paul Poupard e o apoio técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro

PUC-Rio promove projeto esportivo de inclusão de pessoas com deficiência
21/07/2016

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes e promover a inclusão dos alunos com deficiência, a PUC-Rio promove no próximo sábado, 23, no Complexo Esportivo da Rocinha, o projeto Para Incluir, em parceria com a Fundação Cardeal Paul Poupard. O projeto tem o apoio técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro e irá atender 350 crianças de nove escolas da rede pública e privada, proporcionando aos alunos um dia de competições esportivas, além da experimentação de modalidades paralímpicas. Entre 8h30 e 17h, os estudantes terão um encontro com atividades esportivas e aprenderão sobre inclusão social por meio do esporte.

“É fundamental que a criança comece a entender a realidade e que tenha a percepção e o entendimento da inclusão. O esporte ajuda na integração”, explica o Vice-Reitor Comunitário da PUC-Rio, professor Augusto Sampaio, lembrando que no passado, muitos jovens com algum tipo de deficiência eram excluídos do convívio social.

As competições serão realizadas na quadra poliesportiva e no campo de futebol society nas modalidades atletismo (arremesso de peso, cabo de guerra e corrida de revezamento), queimado e futebol (masculino e feminino). Serão distribuídos troféus para as escolas vencedoras em cada categoria e todos os alunos inscritos receberão medalha de participação. Os alunos terão oportunidade de experimentar, ainda, os esportes paralímpicos bocha, goalball e futebol de cinco, e ter contato com atletas das modalidades.

 “Fala-se muito de legado dos Jogos. Isso é um legado. É importante para que a criança possa compreender a deficiência. Na escola, provavelmente, tem alguém com deficiência e ela vai passar a ter um olhar diferente” – destaca o coordenador de Esportes da Vice-Reitoria Comunitária, professor Renato Callado.

O projeto Para Incluir é uma ação entre o Decanato do Centro de Ciências Sociais e a Vice-Reitoria Comunitária, realizado em parceria com a fundação italiana Cardeal Paul Poupard e com o apoio técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Serviço

Data: 23 de julho de 2016.

Hora: Das 8h30 às 17h

Local: Complexo Esportivo da Rocinha (Rua Bertha Lutz, 84 – Rocinha).

Cerimônia de Abertura:  Desfile das Escolas e hino. Presença do professor Augusto Sampaio, Vice-Reitor Comunitário da PUC-Rio, e do professor Luiz Roberto Cunha, decano do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Universo Paralímpico: Experimentação de esportes paraolímpicos (futebol de cinco, goalball e bocha). Apoio Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio da Confederação Brasileira de Desportes de Deficientes Visuais (CBDV) e da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande).

Programação

NA QUADRA

8h30 - Cerimônia de Abertura

9h - Futebol de cinco - Demonstração e experimentação

9h30 - Revezamento Masculino e Feminino - Competição

10h - Arremesso de peso - Masculino e Feminino

10h30 - Cabo de Guerra - Competição

11h - Goaball - Demonstração e experimentação

11h30  - Queimado - Competição

13h - Bocha - Demonstração e experimentação

14h  - Encerramento das atividades na quadra

NO CAMPO

9h - 17h - Competição de futebol society

Escolas Participantes:

Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório

Escola Municipal André Urani

Escola Municipal Georg Pfisterer

Escola Municipal Luiz Delfino

Escola Municipal Paula Brito

Escola Municipal Manoel Cícero

Escola Municipal Christiano Hamann

Colégio Teresiano

Inosel

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br