Releases
“Cidade Cerzida: a costura da cidadania do Morro Santa Marta”
05/04/2013
“Cidade Cerzida: a costura da cidadania do Morro Santa Marta”
A Editora PUC-Rio, em parceria com a Editora Pallas, relançou a obra Cidade Cerzida: a costura da cidadania no Morro Santa Marta, do professor Adair Rocha. Nesta nova edição, o autor traz um capítulo inédito, dedicado à reflexão do fenômeno das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) em favelas cariocas.

Cidade cerzida ajuda o leitor a compreender as complexas relações existentes entre morro e “asfalto”, tomando como exemplo a comunidade da favela Santa Marta. A obra analisa a questão da favela como bairro e herança escravista e retrata as contradições urbanas, desde a sofisticada aparelhagem da informação até as desigualdades geradoras de exclusão. Essas contradições são a base para que o autor nos mostre um lugar que vive o processo de superação de uma cidade partida – no intuito de, fazendo jus ao título, “cerzi-la”.

Cidade cerzida é um livro essencial para se entender as transformações recentes das favelas cariocas. Por meio de entrevistas e pesquisas, além de uma longa convivência com moradores do local, o autor mostra como a favela vê e intervém na realidade.

Sobre o autor
Adair Rocha é pós-doutor em comunicação pela UFRJ e professor adjunto na PUC-Rio e na UERJ, ambas no departamento de Comunicação Social. É fundador do Núcleo de Comunicação Comunitária da PUC-Rio; foi gestor público de cultura nos últimos onze anos, na Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e no Ministério da Cultura do governo Lula.

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br