Releases
“Brasil em evidência: a utopia do desenvolvimento”
05/04/2013

A Editora PUC-Rio, em parceria com a Editora FGV, lança o livro Brasil em evidência: a utopia do desenvolvimento, organizado por Paulo Emilio Martins e Oswaldo Munteal. A obra é uma coletânea de mais de 30 ensaios sobre o pensamento de grandes intelectuais do país. Em 10 capítulos, 10 nomes da intelectualidade brasileira são lembrados: Josué de Castro, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Ruy Mauro Marini, Octavio Ianni, Celso Furtado, Milton Santos, Florestan Fernandes, Nelson Werneck Sodré e Guerreiro Ramos.

Especialistas de várias áreas e instituições acadêmicas brasileiras buscaram resgatar, neste livro, o pensamento social brasileiro das décadas de 1940 a 1960, debatendo tanto a contribuição teórica dos grandes intelectuais desse período, quanto a inserção do Brasil no mundo contemporâneo.

Resultado das discussões do simpósio “O Brasil em evidência: a utopia do desenvolvimento, o livro é também uma homenagem a esses intelectuais brasileiros, ao resgatar os valores que nortearam suas trajetórias pessoais e contribuições para o Brasil.

 

Sobre os organizadores:

Paulo Emílio Martins é doutor em Administração de Empresas, mestre em Administração Pública, pós-graduado em Administração de Projetos, professor e coordenador do Programa de Estudos de Administração Brasileira - ABRAS/PPGAd/UFF, pesquisador do CNPq e da CAPES.

Oswaldo Munteal Filho é pós-doutor em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas /EBAPE, doutor em História Social pela UFRJ, mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Professor de história moderna e contemporânea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/IFCH e professor de história contemporânea e história econômica da PUC-Rio.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br