Releases
COMPORTAMENTOS INTELIGENTES DAS PLANTAS
05/11/2021

                                          

       Depois de quatro décadas estudando, contemplando e admirando o reino vegetal, descobrimos que faltava a coragem em afirmar a existência de uma inteligência nas plantas, embora distinta daquela que conhecemos no reino animal. Lendo alguns autores que trabalham com uma área da ciência denominada de Neurobiologia Vegetal, entre eles o italiano Stefano Mancuso, que nos últimos anos tem publicados vários artigos e livros sobre o assunto, começamos a fascinar por algo que durante os meus anos de biólogo e botânico nunca deixei de duvidar, ou seja, as plantas são realmente inteligentes. No entanto, condicionado pela visão antropocêntrica do conceito de inteligência refletiva, sempre abordarmos os comportamentos e processos adaptativos das plantas de maneira mecanicista, sem reconhecer a possibilidade de uma forma distinta de inteligência, não comandada por um sistema centralizado, como acontece na maioria dos animais e dos seres humanos, mas, ao contrário, uma inteligência descentralizada, difusa, cooperativa, sem duplicidade de órgãos, com autonomia tecidual, eficaz e dotada de uma extraordinária resiliência. Assim é a inteligência das plantas.

       Sem deixar-nos levar pela literatura romântica e as hipóteses poéticas, que muitas vezes falam dos comportamentos das plantas sem um embasamento apoiado nas ciências, como acontece em muitos livros publicados, procuramos seguir a literatura científica, onde estes mecanismos adaptativos, comportamentais e evolutivos são profundamente estudados por biólogos e botânicos. Desta forma, publicamos um primeiro livro denominado de inteligência verde, em 2019, procurando mostrar como isto acontece com as espécies que ocorrem nos nossos biomas e ecossistemas tropicais.

       Motivado com a temática, resolvemos ampliar os estudos sobre a inteligência das plantas, agora abordando outros exemplos, sobretudo de gêneros e espécies que ocorrem nos cerrados, nas caatingas, nos campos rupestres, nos campos de altitude, nos manguezais, nas matas ciliares, no Pantanal Matogrossense, nas Florestas Atlântica e Amazônica, etc.

        Estamos convencidos que a busca de uma visão sistêmica do conceito de inteligência é fundamental para percebermos que existem muitas formas de inteligências entre os seres vivos que fazem parte da natureza, cabendo a nós que a temos uma inteligência reflexiva, descobrir e reconhecer que os mecanismos comportamentais das plantas, adquiridos ao longo da história geológica e evolutiva, não são meramente repetitivos e mecânicos, mas expressão de uma forma distinta de inteligência. Toda a criação e evolução, não são consequências do acaso ou da necessidade, mas fruto de mecanismos inteligentes adquiridos e aperfeiçoados pelos seres vivos na sua relação com o meio ambiente, e com outras espécies que fazem parte das cadeias e teias da vida.

       Este livro foi escrito para despertar nas pessoas um olhar mais profundo, cuidadoso e solidário para com as plantas, pois graças a elas o nosso planeta Terra tem o privilégio de gerar inúmeras formas de vida. As plantas, como seres inteligentes, oferece-nos vários serviços ecológicos de inestimável favor, pois além de consumidoras como nós, elas são também produtoras dos elementos básicos da nossa sobrevivência.

        Josafá Carlos de Siqueira SJ – Autor do Livro                                                                                                                              

                                                                                                                                                                     

 

                                            

 


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br