Releases

Departamento de Artes e Design da PUC-Rio vai abrigar a produção em dois laboratórios

Instituições se reúnem para desenvolver equipamentos para profissionais de saúde
24/03/2020
Um grupo de pesquisadores e professores de diversas instituições do Estado está reunido para discutir e trabalhar no desenvolvimento e produção de equipamentos para suporte aos profissionais de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes infectados pelo COVID-19. O objetivo é utilizar a tecnologia de impressão 3D para a produção de máscaras, viseiras faceshield, capotes, válvulas, entre outros equipamentos utilizados por médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde no Estado. O equipamentos produzidos serão entregues ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na UFRJ, e serão validados nas próximas 24 horas.

Na última quinta-feira, 19 de março, uma reunião do Governo do Estado, no Palácio Guanabara, sede do Governo, com professor Jorge Lopes, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, e com o médico Leonardo Frajhof, professor associado da Unirio e doutor em Design pela PUC-Rio, indicou os equipamentos de proteção individual prioritários a serem desenvolvidos para os profissionais de medicina da rede pública. Após esta reunião, em conjunto com o médico Alberto Chebabo, diretor da divisão médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, o cirurgião torácico Rui Haddad, da PUC-Rio, e o pneumologista David Nigri, foram convidadas instituições de ensino e demais parceiros para viabilizar produção das peças.  O grupo inclui representantes da PUC-Rio, UFRJ, Unirio, FIRJAN, SENAI, Governo do Estado, INT (Instituto Nacional de Tecnologia), Coppe UFRJ, Grupo DASA, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Marinha do Brasil e o SOS 3D Covid 19.

O Departamento de Artes e Design da PUC-Rio vai ser um dos locais de produção, com 16 unidades de impressão trabalhando no Laboratório de Volume e Prototipagem do Departamento. Além de fazer a fabricação digital - impressão 3D e corte laser, a PUC-Rio vai desenvolver as máscaras N95 que também já estão em falta em algumas unidades de saúde, no Laboratório de Volume Têxtil. A equipe da PUC-Rio inclui os professores João Victor de Melo e Gabriella Vaccari, e os laboratoristas Diogo de Souza Marques e Hanna Claudia Marins.

O professor Jorge Lopes, coordenador do Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT) da PUC-Rio, junto com o médico Heron Werner, do Grupo DASA, tem um extenso trabalho que reúne a tecnologia 3D com a medicina, criando modelos tridimensionais físicos e virtuais. No projeto Feto 3D, por exemplo, o trabalho de sua equipe associa a ultrassonografia tridimensional à tecnologia de realidade virtual para possibilitar a imersão intrauterina e a visualização 3D de fetos.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br