Releases
NEAM PUC-Rio completa 40 anos
15/08/2021

Núcleo de Educação e Ação sobre o Menor já acolheu mais de 36 mil moradores de diferentes comunidades cariocas

Criado com a proposta de abrir as portas da Universidade para a comunidade, o Núcleo de Educação e Ação sobre o Menor (NEAM PUC-Rio) tem por objetivo proporcionar a formação integral para jovens adolescentes de baixa renda residentes nas comunidades da Cidade do Rio de Janeiro. Desde a formação do projeto, em 1981, até agora o NEAM já auxiliou no desenvolvimento educacional e profissional de 36.526 pessoas ao longo das quatro décadas de existência. Dentre esses, 4.637 jovens participaram dos cursos de extensão comunitária, 44 concluíram a graduação, 4 concluíram a pós-graduação e 74 foram admitidos nos quadros de pessoal administrativo da Universidade.

 

Para comemorar o aniversário, uma missa aberta ao público será celebrada pelo padre Alexandre Paciolli no dia 13 de setembro de 2021, às 12h, na Igreja do Coração Sagrado de Jesus, dentro da PUC-Rio. Além da missa, será realizado o encontro virtual “NEAM 40 anos: transformando pela extensão universitária” no dia 14 de setembro de 2021, às 18h, pela plataforma Zoom (https://puc-rio.zoom.us/j/91954889605?pwd=dVQyMmtDcmpzVU1QeTkyUm4rRlJjQT09), com a participação do Vice-Reitor Geral da Universidade, padre Anderson Pedroso, S.J., da diretora do Departamento de Artes e Design, Jackeline Farbiarz, e dos professores do NEAM Davison Coutinho e Marina Moreira. Posteriormente, o encontro será disponibilizado no site ECOA PUC-Rio e no canal NEAM/PUC-Rio, no YouTube.

Homenagem

Ainda no dia 14, durante o encontro “NEAM 40 anos: transformando pela extensão universitária” a professora Marina Moreira, que criou o NEAM, será homenageada pela deputada estadual Mônica Francisco. Na ocasião, Marina irá receber  o Diploma Abdias Nascimento, em virtude da sua meritória e destacada atuação na luta pela conquista e afirmação de uma sociedade democrática plural, com pleno respeito e igualdade de oportunidade entre os seus componentes raciais e culturais.

 

Sobre o NEAM

Em 1988, o NEAM firmou o primeiro grande convênio com o BNDS e promoveu a formação de 150 moradores da Rocinha em diferentes cursos, com foco principal em empreendedorismo e abertura de microempresas. Com o acordo, também foi possível construir dois prédios comunitários, sendo um voltado para o atendimento à 160 crianças e o outro para a instalação de oficinas de capacitação. Dois anos depois foi criado a Oficina Milênia: Reciclagem de Papel, que contou com a instalação da infraestrutura e implantação de atividades sustentáveis. A Oficina ganhou prêmio Banco do Brasil em tecnologia social em 2005 e o prêmio American Bamboo Society em 2016.

Além dessas conquistas, o NEAM acumula marcos importantes na história dele. Em 1998, foi criado o Projeto de Alfabetização Emocional. Em 2002, foi inserido bolsas de estudos de Inglês Master conveniado com a Sociedade Brasileira de Cultura inglesa e o Ensino em Informática em parceria com o RDC da PUC-Rio. Em 2012 foi construído o Telecentro Rocinha com a parceria da Fundação Banco do Brasil. Em 2014, foram realizadas oficinas de leitura funcional, culturais e artísticas com a parceria iiLER – Cátedra Unesco PUC-Rio e, dez alunos do NEAM ganharam o prêmio Best Student, concedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa. E em 2019, 100 jovens foram escolhidos para se formarem em Mídias Digitais na Universidade, em parceria com o Departamento de Comunicação e a empresa Naturgy/Fundação Dia solidário.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br