Releases
XXV Semana do Meio Ambiente da PUC-Rio
04/06/2019

Além de estimular as reflexões sobre a Floresta Amazônica, o encontro também comemora os 20 anos do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da Universidade, o Nima

 

Com o tema "Visões da Amazônia", o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio (Nima) promove, entre os dias 4 e 6 de junho, a XXV Semana de Meio Ambiente. Além de estimular as reflexões sobre a Floresta Amazônica e as pesquisas sobre o tema na Universidade, a Semana também comemora os 20 anos do Nima. A abertura será na terça-feira, 4, às 9h, no Auditório Padre José de Anchieta, com a presença do Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ, e a exibição de um curta-metragem sobre o Nima, produzido pelo Projeto Comunicar. Na quarta-feira, 5, haverá ainda o lançamento do livro "Questões Socioambientais", escrito pelo Reitor, que propõe reflexões sobre o patrimônio ambiental brasileiro e mundial e une o debate ambiental ao diálogo interreligioso, reafirmando a importância da fé para preservar a Criação de Deus. A obra da Editora PUC-Rio será lançada às 17h, no Solar Grandjean de Montigny.

O diretor do Nima, professor Luiz Felipe Guanaes, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente, reforça a necessidade de ter uma semana voltada para discussões sobre meio ambiente.  

- Preservar a Amazônia é uma meta que todo o cidadão da Terra deveria ter. Além disso, este ano temos um estímulo, o Sínodo para Amazônia, convocado pelo Papa Francisco. O grande objetivo é sensibilizar o alunato para o problema amazônico e, de forma mais específica, atender ao pedido do Papa de ajudar a Amazônia – pontua o professor, que estará na mesa de abertura.

Estão programadas palestras, exibição de filmes, oficinas de reciclagem e apresentações teatrais sobre o tema. Alguns dos destaques são os projetos desenvolvidos ao longo de 2018 na disciplina Ética Socioambiental e de Direitos Humanos, que receberão prêmios. Também está programada uma Jornada Ecológica pelo campus, guiada pelos professores Henrique Rajão, do Departamento de Biologia, e Roosevelt Fideles, do Nima.

O Coordenador de Direito Ambiental, professor Fernando Walcacer, do Departamento de Direito, explica que o objetivo da semana é promover a reflexão sobre as questões ambientais.

- Buscamos um aumento da conscientização da comunidade, dos estudantes, dos professores e funcionários para a questão ambiental, por isso vão ocorrer várias atividades diferentes. Nós estamos vivendo um momento de conscientização, e a participação da sociedade é fundamental. A Semana de Meio Ambiente se encaixa perfeitamente nesse contexto, porque traz a questão ambiental para a reflexão da comunidade acadêmica – avalia.

A XXIV Semana do Meio Ambiente é aberta e gratuita e não é necessária inscrição prévia. As atividades ocorrem no Auditório B8 (Ala Frings), no Auditório Padre José de Anchieta (térreo do Edifício Cardeal Leme), Anfiteatro Junito Brandão, Estação de Educação Ambiental, Solar Grandjean de Montigny e Pilotis da Ala Kennedy, conforme programação disponível em: http://www.nima.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=197&sid=87.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br