Rio de Janeiro, 30 de maio de 2022.
Estimado Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília
Com imensa alegria acolhemos, na jornada de ontem, Solenidade Pascal da Ascensão do Senhor, memória de São Paulo VI, o anúncio, por parte do Santo Padre, o Papa Francisco, de sua criação como Cardeal.
Ao celebrarmos, neste ano de 2022, os cinquenta anos de fundação da Faculdade Eclesiástica em Teologia da PUC-Rio, a acolhida de tal anúncio acresce ainda mais júbilo aos nossos festejos, por ser o primeiro membro de nosso corpo docente a obter a graça do cardinalato.
De 2001 até 2020, tivemos a oportunidade de tê-lo como nosso docente no quadro principal, diretor, coordenador de pós-graduação e de graduação, mas sobretudo, como amigo na caminhada. Tanto em suas atividades de ensino e pesquisa, como nas de administração, pudemos experimentar sua acurada atenção para com as pessoas, amor pelo Evangelho e zelo pela PUC-Rio, em especial pelo nosso Departamento de Teologia. Sendo integrado ao clero da Igreja que está em Roma, temos a certeza de que todas estas virtudes estarão presentes em suas tarefas de auxiliar o Romano Pontífice no desenvolvimento de sua missão.
“Omnia sustineo propter electos” (2Tm 2,10). Que sempre maior seja o seu amor pelos eleitos, isto é, a comunidade humana chamada à vida pelo Pai-Deus, que se visibiliza na comunidade batismal. Que o Ressuscitado renove os seus propósitos pastorais e conduza sempre mais os seus passos. Desejamos que sua nova missão esteja enraizada no oferecimento do Cristo no calvário e no altar, como esteve a do Apóstolo Paulo que tudo suportou pelos eleitos de Deus.
Pedindo graças ao Ressuscitado-Glorificado, pela intercessão de São Paulo VI, para a sua missão como Cardeal da Santa Mãe Igreja Romana, todos os corpos técnico-administrativo, discente e docente do Departamento de Teologia, com cordial estima se despedem.
Prof. Pe. Abimar Oliveira de Moraes Prof. Pe. Waldecir Gonzaga
Diretor Interino Diretor