A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) realizou nesta quarta-feira, 15 de março, a Aula Magna de 2023, “A Universidade Católica em contexto de mudança de época: Identidade e Missão”, ministrada pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, ex-professor e ex-diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio. O encontro, que contou com a presença do Grão-Chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta, O.Cist., Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi no Auditório do RDC, com transmissão ao vivo pela plataforma ECOA PUC-Rio.
A abertura da palestra foi feita pelo Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., que explicou que a Aula Magna abre oficialmente o ano acadêmico na Universidade. Padre Anderson, que também é professor do departamento de Artes & Design, pontuou que esses encontros servem para compartilhar conhecimentos, além de renovar o entusiasmo para mais um ano letivo que se inicia. Na mesma direção, Dom Orani ressaltou a alegria de ver a PUC-Rio como referência acadêmica e de pesquisa no Brasil e no mundo.
O Cardeal Dom Paulo Cezar Costa iniciou a aula lembrando dos tempos em que atuou na PUC-Rio, entre 2002 a 2016. Neste período, além da sala de aula, passou pelos cargos de coordenador de graduação, de pós-graduação e diretor do Departamento de Teologia. “É uma emoção muito grande voltar aqui e reencontrar tantos amigos”, celebrou o Cardeal.
Dom Paulo Cezar observou que instituições como a PUC-Rio não podem perder sua identidade e que a universidade é um lugar fundamental de memória. Ele apontou ainda cinco desafios para as instituições de ensino superior católicas: (1) conjugar excelência acadêmica e sabedoria; (2) construir um saber que não seja alienado e toque o ser humano; (3) não deixar que o conhecimento fique alheio à realidade na qual a Universidade está inserida; (4) formar profissionais alinhados à cultura do diálogo e do encontro; e (5) pensar uma educação capaz de construir uma ecologia integral. Ao longo da Aula Magna, entre outros temas, o Arcebispo falou sobre os desafios que as Universidades Católicas enfrentam na atualidade.
- O grande desafio para as Universidades Católicas é buscar ser católica. Ser católica neste tempo e responder às demandas e aos desafios do nosso tempo. A Universidade é uma grande comunidade do saber, da pesquisa. O grande desafio se torna aquele de educar e educar para a integralidade, totalidade, aquilo que o Evangelho diz de Jesus: ‘ele crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens’. Quer dizer, Jesus tinha uma educação integral. A Universidade também deve educar na integralidade, deve educar e fazer com que o aluno cresça na sua totalidade, com uma visão do todo, mas que cresça também com uma visão diante da sociedade de preservação, uma visão ecológica, uma visão maior e mais bonita, mais integradora da realidade”, apontou Dom Paulo Cezar Costa.
Após a aula, o Arcebispo Metropolitano de Brasília celebrou uma missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, com a presença de alunos, professores e funcionários da universidade.