Iniciativa faz parte da Campanha de Inclusão Digital que visa ajudar estudantes com dificuldades para acompanhar aulas on-line
A partir de outubro, a PUC-Rio vai entregar um primeiro lote de 200 computadores para alunos de graduação em situação de vulnerabilidade social. Posteriormente serão entregues mais 60 modelos básicos e 75 mais avançados. Além dos computadores, serão entregues também 280 chips de internet.
A iniciativa faz parte do Projeto de Inclusão Digital, lançado pela Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, em conjunto com os decanatos do Centro de Ciências Sociais (CCS), do Centro Técnico Científico (CTC), do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
Os alunos concorreram a um primeiro edital, publicado em julho, de acordo com critérios socioeconômicos. Dos 537 inscritos, 483 alunos obtiveram o benefício, de acordo com as regras do edital. Outros editais estão sendo planejados.
A iniciativa de dar apoio tecnológico para os estudantes começou no primeiro semestre. Com a permanência das aulas on-line durante o segundo semestre de 2020, a Universidade decidiu, então, ampliar esta ajuda. Para isso, desenvolveu uma Campanha de Inclusão Digital, com a criação do fundo de apoio gerido pela Vice-Reitoria Comunitária, conforme explica o Vice-Reitor para Assuntos Comunitários (VRC), professor Augusto Sampaio.
“Já havia um atendimento inicial aos alunos FESP, e, quando os decanatos apresentaram a ideia da Campanha de Inclusão Digital, por conta da permanência das aulas de acesso remoto da PUC, a Vice-Reitoria Comunitária (VRC) abraçou a proposta imediatamente. É um ato solidário para que seja amenizada a dificuldade enfrentada neste duro período de pandemia da Covid-19”, diz Augusto Sampaio.
Desde o início do período de quarentena e com a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, a PUC-Rio uniu professores, alunos e comunidade para atender às necessidades de ordem tecnológica, acadêmica e pessoal do corpo discente. Ao longo do primeiro semestre, a Universidade disponibilizou computadores e pacotes de dados de internet para alunos e alunas com dificuldades para acompanhar os cursos, que passaram a ser oferecidos de forma não presencial. Inicialmente, os equipamentos foram oferecidos pelos departamentos e unidades da PUC-Rio, por alunos e professores.
O projeto criou um fundo de apoio para oferecer computadores e/ou pacotes de dados para estudantes de graduação. Todos os valores arrecadados serão utilizados exclusivamente para a campanha.
Para contribuir, basta depositar qualquer quantia na conta em Banco Itaú (341) Agência 1108 Conta 0013359-4 em nome de Faculdades Católicas – CNPJ 33555921/0001-70. A contribuição também pode ser feita por boleto bancário ou cartão de crédito pelo link https://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/cobrancasgenericas/Cobrancas.html?Id=462. Mais informações em: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/inclusaodigital_totalarrecadado.html