PUC-Rio juntamente com demais instituições de ensino superior, Fiocruz, movimentos sociais e sindicatos de profissionais de saúde atuaram na construção do Plano
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) irá oficializar o repasse de R$ 20 milhões para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em cerimônia nesta quarta-feira. O termo de cessão será assinado pelo presidente da Casa Legislativa, deputado André Ceciliano (PT), e pela presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, às 10h, na sede da Fiocruz, em Manguinhos, Zona Norte do Rio. O objetivo é garantir recursos para o financiamento de atividades relacionadas ao enfrentamento do Coronavírus direcionadas às favelas do estado do Rio de Janeiro.
A PUC-Rio foi uma das instituições que atuou na construção do Plano de Ação para o Enfrentamento da COVID19 entre abril e julho deste ano. O diretor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, professor Marcelo Burgos, estará presente na cerimônia. "Estamos num momento da pandemia que demanda ação urgente do Estado para o enfrentamento da crise humanitária nas favelas do Rio de Janeiro, que historicamente são olhadas desde uma perspectiva de violência. As ações a serem desenvolvidas poderão auxiliar num novo olhar sobre as favelas, a partir de uma perspectiva de política urbana", pontua o professor.
A destinação dos recursos para a Fiocruz também é prevista pela Lei 8.972/20, sancionada em agosto deste ano, de iniciativa da deputada Renata Souza (PSol) e com coautoria de 35 parlamentares. Os repasses foram viabilizados pela lei 8.803/20, de autoria de Ceciliano e do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, deputado Waldeck Carneiro (PT), com coautoria de 42 deputados. A lei autoriza o repasse de recursos do Fundo Especial da Alerj para projetos de Centros de Pesquisas Tecnológicas vinculados a universidades estaduais e federais, além de programas nas áreas de Saúde, Educação e Segurança pública.
Leia mais sobre o Plano de Ação em: Pesquisadores e lideranças apresentam Plano de Ações para Covid-19 nas Favelas