Outras Site: Planeta Universitário
Data: Sexta-feira, 1º de abril de 2011
Hora: 18h00
Editoria: Notícias do Campus
Autor: ___
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PUC-Rio
Fotos: ___
PUC-Rio inaugura Centro Graziela Maciel Barroso
04/04/2011

No dia 11 de abril, segunda-feira, será inaugurado o Centro de Biologia Graziela Maciel Barroso, primeiro espaço de Graduação em Ciências Biológicas da PUC-Rio. O evento será na Estrada Santa Marinha 723, Gávea, às 16h, e contará com a presença do Reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Para a inauguração do Centro foi organizada uma exposição com os objetos antigos da PUC-Rio, instrumentos de trabalho utilizados em Centros Biológicos e uma mostra de livros raros da biblioteca da biologia.

 

Além disso, a vida de Graziela Maciel Barroso será exibida junto a objetos pessoais, da conhecida “primeira grande dama" da botânica brasileira.

O Centro, aos pés do maciço da Tijuca e com 24 mil metros quadrados, terá um herbário para pesquisas com uma biblioteca especializada e laboratórios. Beneficiados pela localização da casa, os alunos realizam pesquisas de botânica na própria Mata Atlântica. 

A casa, que é sede do mais novo curso de graduação da PUC-Rio, tem por objetivo formar biólogos capazes de minimizar os problemas socioambientais e de sustentabilidade. O aluno recebe uma formação interdisciplinar, aprendendo a dialogar com as diversas ciências, e assim, auxiliar nas diversas políticas públicas na área do meio ambiente.

A criação do curso de Biologia faz parte das comemorações dos 70 anos da Universidade e reflete um antigo desejo do reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., que além de biólogo também é ambientalista.


Mais sobre Outras
A PUC-Rio foi destaque no Etadão, GloboNews, Portal Terra, entre outros veículos. Entre as matérias, um especial sobre o uso de cigarros eletrênicos no país. A professora Gisele Briman Tonietto, do Departamento de Química, fala sobre os riscos do uso indiscriminado dos vapes.

A PUC-Rio foi destaque no Globo, UOL, Bol Notícias, coluna da Miriam Leitão, entre outros veículos. Entre as matérias, o lançamento do Fundo Patrimonial Endowment.

A PUC-Rio foi destaque no site do Senado Federal, Fator Brasil, site da Câmara dos Deputados, entre outros veículos. Entre as matérias, a participação do diretor do departamento de Comunicação Social da PUC, Leonel Azevedo de Aguiar, na CPI das Fake News.

A PUC-Rio foi destaque na TV Globo, O Globo, Valor Econômico, entre outros veículos. Uma das matérias traz análise do professor Manuel Peixinho sobre a crise da saúde, no Rio.

A PUC-Rio foi destaque no Radar Imobiliário, Coluna da Márcia Peltier, site da UERJ, entre outros veículos. Entre os destaques, matérias sobre a palestra que o professor Paulo César de Araújo fará sobre bibliografias não autorizadas, em Vitória da Conquista.

A PUC-Rio foi destaque na GloboNews, Folha de São Paulo e outros veículos. Entre os destaques, entrevista com a professora Giselle Birman, sobre os perigos do cigarro eletrônico.

A PUC-Rio foi destaque na TV Cultura SP, O Globo, O Estado de São Paulo, entre outros veículos. Entre as matérias, a colaboração do Diretor do Departamento de Comunicação Social, Leonel Azevedo de Aguiar, na CPI das FakeNews.

A PUC-Rio foi destaque no UOL, Bol Notícias, O Globo, entre outros veículos. Uma das matérias traz a análise do professor Luiz Roberto Cunha sobre a aceleração da inflação em novembro e, as perspectivas para o último mês do ano.

A PUC-Rio foi destaque na TV Globo, GloboNews, CBN, Tribuna da Bahia, entre outros veículos. Entre as matérias, a participação do professor Ricardo Ismael, falando sobre as denúncias de  servidores que recebem salário e não aparecem para trabalhar na Alerj.

A PUC-Rio foi destaque na GloboNews, Bahia Econômica, TV Globo, BBC News, entre outros veículos. A maioria das matérias fala sobre a pesquisa realizada pelo professor Renato Carreira, com o pesscado da região atingida pelo óleo, no litoral do Nordeste. O governo de Pernambuco emitiu um novo alerta e citou a pesquisa inicial feita pela PUC.

A PUC-Rio foi destaque no Valor Econômico, Portal Fator Brasil, Gshow, Site de Notícias do Senado, entre outros veículos. Entre as matérias, a premiação da PUC no "Inovações Tecnológicas 2019", concedido pela ANP.

A PUC-Rio foi destaque na Revista Contigo, Publish News, Agrolink, entre outros veículos. A maioria das matérias fala sobre novos resultados de análise do pescado da área atingida pelo óleo, no Nordeste e, cita os estudos feitos pelo professor Renato Carreira.

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br