Informe PUC
Portal de estágios da PUC-Rio traz interatividade com grandes empresas
19/03/2012
A Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP) da PUC-Rio firmou parceria com empresas líderes em seus segmentos para oferecer um novo conceito de empregabilidade, remodelando assim a tradicional central de estágios. A ferramenta, anteriormente usada por estúdios de cinema em Hollywood, passa a ser integrada com pioneirismo na educação. O portal “CCESP Virtual” traz a agilidade que faltava na relação entre academia e mercado. O software foi criado pela Six Connect, licenciado e implementado no Brasil pela PUC-Rio, E-Continuus e Vero Solutions. Graças a um acordo entre as partes, o investimento inicial da PUC-Rio gira em torno de R$ 200 mil. A Universidade se beneficiou dessa cifra diferenciada pelo fato de se tratar da primeira Instituição de ensino a empregar a ferramenta – o que torna a PUC, em um só tempo, pioneira e um laboratório para futuras transações desta tecnologia com outras empresas.

O lançamento da plataforma está marcado para a semana que vai do dia 26 a 30 de março, e visa a atingir toda a comunidade PUC. Haverá dois lounges no pilotis da Ala Kennedy da Universidade, onde será possível fazer um test drive. A proposta faz parte das iniciativas para a renovação da Mostra PUC, tradicional feira de estágios da Universidade da Gávea, a ser realizada em agosto de 2012. No dia 11 de abril, por sua vez, os esforços se concentrarão em torno do “Live Day”, evento virtual onde as empresas oferecerão uma “degustação” de seus serviços. Inaugurado agora em março e com o funcionamento fortificado em abril e agosto, o portal funcionará de forma permanente ao longo do ano. Alunos, ex-alunos, professores e funcionários devem se cadastrar no site www.ccesp.puc-rio.br/ccesp_virtual (aqui, em versão de teste; o real é www.ccesp.puc-rio.br/virtual).

Por meio de um serviço on-line totalmente interativo e com simulações gráficas de com efeitos 3D de tirar o fôlego, as empresas se apresentarão em estandes virtuais. Nesses espaços customizados, elas serão capazes de reunir palestras, programas de estágios, chat com profissionais de RH e videoconferências. Estuda-se ainda a difusão de pocket shows musicais de novos talentos universitários e outras atividades culturais que agitem os campi. Outro diferencial, para a alegria dos head hunters, é a constituição de uma rede social voltada para a ponte entre a universidade e os negócios, focada no perfil pessoal de cada usuário. A ideia é operar como uma espécie de “Face PUC”, fazendo dicas acerca das oportunidades circularem entre os amigos.

Eletrobrás, Light, EBX, Globo, Lojas Americanas, Repsol, Subsea7, Mills, Tim, Souza Cruz, Sulamerica já confirmaram participação. Outras corporações apostam no potencial agregador do formato. Para expor a marca e seduzir as melhores jovens cabeças do mercado, as empresas farão um investimento, que varia de acordo com as funcionalidades disponíveis. São propostos três planos, o “básico”, o “master” e o “premium”. Todos possibilitam interação com o usuário-estagiário, mas apenas o premium exibe um outdoor na página inicial. Enquanto o plano mais simples não conta com pesquisa de opinião, os demais propõem, seguindo a escala, duas e quatro por ano. O número de palestras ao vivo também flutua entre zero, quatro e doze por ano. Outro dado significativo é o limite para armazenamento de dados: 70 e 400 megas, pulando em seguida para 1 giga de memória.

Mas atenção: as empresas interessadas também têm que passar por um “vestibular”, pois as vagas são limitadas. Vinte para o premium, quarenta para o master e oferta ilimitada para o básico. O investimento mensal varia segundo as modalidades dos planos, o que pode variar de R$ 690 até R$ 3.900. Há planos especiais para participantes da Mostra PUC.

Mais sobre Informe PUC
Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br