Assessoria de Imprensa Expediente Fale Conosco Comunicar PUC-Rio
 
Busca avançada
Facebook Twitter
Releases Clipping Pesquisadores  
Sobre a PUC-Rio

21/03/2013

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos


A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade.

A Instituição foi fundada em 1941 por D. Sebastião Leme e pelo PE. Leonel Franca, S.J., e reconhecida oficialmente pelo Decreto 8.681, de 15/01/1946. Por Decreto da Congregação dos Seminários, de 20/01/1947, a Universidade recebeu o título de Pontifícia.

A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.

Atualmente, a PUC-Rio reúne cerca de 20 mil alunos em 24 Departamentos, com 33 graduações, programas de pós-graduação com 51 cursos (lato e strictu sensu), além de atividades de pesquisa e extensão. O campus, construído em uma área de 104 mil metros quadrados, permite a integração entre cursos e possibilita o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. A PUC-RIO busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções.

A internacionalização do ensino e o intercâmbio entre culturas e saberes são propostas acolhidas pela PUC-Rio diante de um mundo globalizado. Os números comprovam essa tendência: cerca de 200 alunos e intercâmbio acadêmico, espalhados em mais de 60 Universidades em cerca de 15 países. No que diz respeito ao programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, em torno de 100 alunos foram para 120 instituições de ensino superior em mais de 10 países. Oportunidades de dupla titulação internacional também foram aproveitadas por mais de 20 alunos em 11 instituições conveniadas.

O campus da Gávea, onde funcionam todos os cursos de graduação e a maior parte dos cursos de pós-graduação, tem uma área construída de aproximadamente 82 mil metros quadrados, dentro de uma área total de 104 mil metros quadrados.




HOME

Releases

Clipping

Pesquisadores


Fatos e Números

Balanço Anual

Assembléia Universitária


Estágio


Expediente

Fale Conosco