Pesquisadores
Busca em Pesquisadores
Busca por departamento
Departamento de Ciências Sociais (SOC)
Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Diretor - Professor e Pesquisador -  Trabalhou na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, empresa integrante do grupo Eletrobrás, no período de 1984 a 1992, na qual foi também membro eleito da Comissão Sindical do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco. Professor Adjunto 1 da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde leciona desde 1995, integrando o corpo docente do Departamento de Ciências Sociais, divididos entre as atividades exercidas na graduação e no programa de pós-graduação em Ciências Sociais.

Assumiu a Direção do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio em 09/07/2015, tendo um mandato de dois anos. Foi Coordenador Acadêmico do Lato Sensu "Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais", especialização que reúne professores dos Departamentos de Ciências Sociais, Administração, Direito e Economia da PUC-Rio, nos anos de 2011 e 2012. Foi um dos editores da revista eletrônica semestral "Desigualdade & Diversidade-Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio", de julho de 2007 a agosto de 2013. É integrante do grupo de pesquisa da CAPES "Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo", do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio.

Foi Diretor eleito do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, no período de 19/10/2012 a 28/10/2014, e também foi editor do periódico da mesma instituição intitulado "Cadernos do Desenvolvimento", no período de julho de 2011 a outubro de 2014.

Currículo Lattes

Clique aqui para baixar foto em alta resolução


Leia mais sobre Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho:
Possui experiência em ensino e pesquisa em teoria política; sociologia política comparada no Brasil para estrangeiros, estudos da linguagem e tradução; manifestos políticos, entre outras coisas.

Tem experiência em docência e pesquisa em Sociologia Urbana, atuando nos seguintes temas: pobreza, desigualdade social, mobilidade social, favela, migração, família popular, habitação popular e escola; a questão dos índios urbanos.

Pesquisas realizadas na área de direitos humanos, religião e política, relações raciais e movimentos sociais, juventude e ação afirmativa.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, matemática, saeb, gênero e análise hierárquica.

Desde 1999 é pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, onde atua nas áreas de história intelectual, com ênfase em pensamento social no Brasil, bem como na área de historiografia e teoria social.

Áreas de interesse: corpo, gênero, família, identidades, relações interétnicas e migrações

Tem experiência nas áreas de Estatística (análise de dados em surveys) e de Engenharia de Produção, bem como em Formação Profissional (produção de material didático).

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase no terceiro setor, em sociologia do trabalho, juventude em conflito com a lei e sistema sócio-educativo.

Tem experiência nas áreas de teoria antropológica, antropologia da ciência, antropologia natureza, antropologia visual e história da arte.

Pesquisa sobre Estado, grupos econômicos e políticas públicas no Brasil.

Tem experiência nas áreas da Sociologia Urbana, Sociologia do Direito e Sociologia Política, com ênfase em direito à cidade, planejamento urbano, legislação urbanística, movimentos sociais urbanos e relação entre sociedade civil e Estado.

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas jovens, subjetividade e autogestão no consumo de substâncias, estudos de identidade e gênero, sociologia das emoções, contracultura, cenas eletrônicas contemporâneas, novas tecnologias.

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br