Pesquisadores
Busca em Pesquisadores
Busca por departamento
Departamento de Ciências Sociais (SOC)
Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Diretor - Professor e Pesquisador -  Trabalhou na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, empresa integrante do grupo Eletrobrás, no período de 1984 a 1992, na qual foi também membro eleito da Comissão Sindical do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco.Professor Adjunto 1 da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde leciona desde 1995, integrando o corpo docente do Departamento de Ciências Sociais com regime de trabalho de 40 horas semanais, divididos entre as atividades exercidas na graduação e no programa de pós-graduação em Ciências Sociais. Assumiu a Direção do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio em 09/07/2015, tendo um mandato de dois anos. Foi Coordenador Acadêmico do Lato Sensu "Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais", especialização que reúne professores dos Departamentos de Ciências Sociais, Administração, Direito e Economia da PUC-Rio, nos anos de 2011 e 2012. Foi um dos editores da revista eletrônica semestral "Desigualdade & Diversidade-Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio", de julho de 2007 a agosto de 2013. É integrante do grupo de pesquisa da CAPES ?Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo?, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio. Na condição de co-líder integrou também, entre 2012 e 2014, o Grupo de Pesquisa ?Idéias, Intelectuais e Instituições? da CAPES, juntamente com o professor Fernando Antonio Faria(UERJ/UFF). Foi Diretor eleito do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, no período de 19/10/2012 a 28/10/2014, e também foi editor do periódico da mesma instituição intitulado "Cadernos do Desenvolvimento", no período de julho de 2011 a outubro de 2014.

Currículo Lattes


Leia mais sobre Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho:
Tem experiência em docência e pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza, desigualdade social, mobilidade social, favela, migração, família popular, habitação popular e escola; a questão dos índios urbanos.

Pesquisas realizadas na área de direitos humanos, religião e política, relações raciais e movimentos sociais, juventude e ação afirmativa.

Desde 1999 é pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, onde atua nas áreas de história intelectual, com ênfase em pensamento social no Brasil, bem como na área de historiografia e teoria social.

Áreas de interesse: corpo, gênero, família, identidades, relações interétnicas e migrações

Tem experiência nas áreas de Estatística (análise de dados em surveys) e de Engenharia de Produção, bem como em Formação Profissional (produção de material didático). Participou da elaboração dos materiais didáticos de Qualificação Profissional para o ProJovem (2005/06) e para o Programa Nacional de Aprendizagem Profissional - Aprendiz Bancário (2009/10), políticas públicas do governo federal (convênios COPPE/UFRJ com o Ministério do Trabalho).

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase no terceiro setor, em sociologia do trabalho, juventude em conflito com a lei e sistema sócio-educativo.

Tem experiência nas áreas de teoria antropológica, antropologia da ciência, antropologia natureza, antropologia visual e história da arte.

Pesquisa sobre Estado, grupos econômicos e políticas públicas no Brasil.

Tem experiência na área de Sociologia Política, com ênfase em Teoria Política, Políticas Públicas, Instituições, Constituição e Cidade.

Tem experiência nas áreas da Sociologia Urbana, Sociologia do Direito e Sociologia Política, com ênfase em direito à cidade, planejamento urbano, legislação urbanística, movimentos sociais urbanos e relação entre sociedade civil e Estado.

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas jovens, subjetividade e autogestão no consumo de substâncias, estudos de identidade e gênero, sociologia das emoções, contracultura, cenas eletrônicas contemporâneas, novas tecnologias.

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br