Assessoria de Imprensa Expediente Fale Conosco Comunicar PUC-Rio
 
Busca avançada
Facebook Twitter
Releases Clipping Pesquisadores  
Empresas estrangeiras de olho no potencial de expansão da malha de dutos do Brasil apostam na Rio Pipeline 2013

25/09/2013

Site: Portal Fator Brasil
Data: Quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Empresas estrangeiras de olho no potencial de expansão da malha de dutos do Brasil apostam na Rio Pipeline 2013
A necessidade de expansão da oferta de petróleo e gás natural e o crescente potencial de geração de negócios para o mercado de dutos nos próximos anos impulsionam cada vez mais o setor no Brasil. Atentas a este cenário, algumas das principais empresas do segmento estão participando, entre os dias 24 e 26 de setembro (terça a quinta-feira), da Rio Pipeline Expo, que acontece durante a Rio Pipeline 2013, no Centro de Convenções SulAmérica.
No evento, 150 expositores de 20 países apresentam produtos e serviços para projetos, montagem, operação, manutenção e comissionamento de dutos, em busca de crescer em um mercado cujo desafio é o de monetizar as reservas de óleo e gás do país, conforme destacou o secretário-geral do Instituto Brasileiro do Petróleo, Milton da Costa Filho, na abertura da Rio Pipeline.
A indústria do Rio de Janeiro, sede da nona edição do evento, está representada pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pelo Sistema Firjan, que participam em parceria por meio do Pavilhão Tecnológico, reunindo nove empresas que apresentarão soluções tecnológicas para o segmento. Nessa linha, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) apresenta o SIMDUT – Núcleo de Simulação Termo-Hidráulica de Dutos, que há dez anos desenvolve soluções e tecnologias para dutos, em parceria com a Petrobras.
O núcleo permite ainda treinamento e qualificação de futuros profissionais para as atividades dutoviárias, ao focar nos alunos de graduação da PUC-RJ e de outras instituições que estão no último ano dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo, Engenharia Química e Ciências da Computação. “Um dos nossos objetivos é formar mão de obra para o segmento”, disse o coordenador de projeto do SIMDUT, Leonardo Motta Carneiro.
Entre as empresas, a Intech Engenharia participa da feira no momento em que completa 15 anos de atuação no mercado. A empresa, especializada em instalação de dutos de aço carbono e de PEAD - Polietileno de Alta Densidade - de grandes diâmetros, apresenta uma tecnologia inédita no Brasil de perfuração horizontal direcional (HDD, na sigla em inglês) para interligar dutos submarinos à malha terrestre. A solução foi viabilizada em parceria com a HDI – Horizontal Drilling International.
Já a americana TDW apresentou em seu stand algumas das tecnologias para desvio de dutos sem interromper o fluxo das linhas ( tapping) e para válvulas de bloqueio, bem como soluções de manutenção e inspeção de dutos.


Recentes

Entrevista com padre Josafá Carlos de Siqueira, sj
Outras
31/03/2017

Seminário Fotojornalismo em Foco no Centro Cultural dos Correios, RJ
Outras
15/05/2015

PUC Rio e Microsoft fecham parceria para desenvolvimento de framework de código aberto
Outras
15/04/2015

Dilma completa 100 dias: economia e popularidade marcam contrastes com 1º mandato
Outras
10/04/2015

Ford e PUC-Rio iniciam parceria
Outras
08/04/2015

PUC e CBA estendem inscrição para especialização que busca promover qualidade no atendimento e segurança ao paciente
Outras
09/03/2015

PUC-Rio e CBA lançam especialização para profissionais de saúde
Outras
25/02/2015

USP e PUC-Rio atuaram no estudo
Outras
20/02/2015

RioBotz/PUC-Rio compete novamente na Campus Party 2015
Outras
05/02/2015

Entrevista com Fernando Walcacer
Outras
03/02/2015

Mais



HOME

Releases

Clipping

Pesquisadores


Fatos e Números

Balanço Anual

Assembléia Universitária


Estágio


Expediente

Fale Conosco