Releases PUC-Rio coordena debate 'Universidade, sociedade e meio ambiente', no último dia do Encontro
III Encontro Internacional de Reitores Universia
29/07/2014
O segundo e último dia do III Encontro Internacional de Reitores, no Riocentro, teve participação em peso da PUC-Rio. O reitor da universidade Padre Josafá Carlos de Siqueira, s.j., coordenou o debate "Universidade, sociedade e meio-ambiente". O vice-reitor administrativo Luiz Carlos Scavarda esteve no debate sobre "Organização, Governo e Financiamento", enquanto o professor Danilo Marcondes participou das discussões sobre "Internacionalização".

"Educamos valores ou conteúdos?", perguntou o presidente da mesa, Jesualdo Farias, reitor da Universidade Federal do Ceará, abrindo a discussão. O papel das instituições de dar uma resposta à sociedade no que diz respeito às demandas do cotidiano, uma vez que vivemos em tempos de crise social, política, ambiental e econômica, foi posto em pauta. Angel Gabilondo, ex-ministro da Educação espanhol, afirmou que essa resposta deve ser dada com responsabilidade e que "só o conhecimento erradicará a pobreza", e, assim como o ex-reitor da Unam, Juan de la Fuentes e Rolando Guzman, do Instituto Técnico de Santo Domingos, apontou a importância do empenho das universidades neste sentido.

Segundo eles, as instituições de Ensino Superior são um espaço para a reflexão filosófica, econômica e social afim de buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Ao final da reunião, Padre Josafá fez um balanço do que foi discutido, destacando três desafios da universidade moderna. "É importante que se crie uma nova mentalidade a qual temos que nos acostumar, com fronteiras interdisciplinares para o saber", afirmou, também lembrando que as instituições devem ser "testemunhais", sendo fundamentais e protagonistas em todo o processo e que os projetos devem ser trabalhados de forma alinhada e equilibrada, contemplando problemas de diferentes naturezas.

Já o professor Danilo Marcondes, ao sair da palestra sobre "Internacionalização", fez um balanço positivo da discussão: "O contato foi ótimo para fazermos um intercâmbio de informações, para sabermos como faremos a mudança que tanto precisamos". Marcondes ainda lembrou que a PUC-Rio é forte no que diz respeito à troca internacional e o congresso foi bom para provocar uma reflexão aprofundada em relação ao futuro.

No encerramento, a sobrinha de John F. Kennedy, Kathleen Kennedy Townsend, falou sobre a importância do intercâmbio de estudantes na Ibero-América e pediu esforços por partes dos reitores das universidades presentes para aumentar ainda mais essa troca. A cerimônia contou ainda com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Carlos Alexandre Neto, reitor da UFRS, agradeceu a presença dos 1103 reitores e autoridades máximas das universidades e falou sobre a Carta Universia Rio 2014. Nela, estão todos os temas debatidos, com as reflexões retiradas das reuniões e os esforços que poderão ser feitos a partir delas. A Carta estará disponível no site do encontro, após o fim do congresso. O presidente mundial do Santander, Emílio Botín, anunciou um investimento de 700 milhões euros no Ensino Superior na Ibero-América nos próximos quatro anos.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br