Releases
PUC-Rio e WWF trabalham juntos pela Amazônia
08/09/2014

A presidente do Conselho Mundial da WWF, Yolanda Kakabadse, participou esta manhã na PUC-Rio do debate “Amazônia no Rio”. O encontro abordou questões relativas à Agenda de Seguridade Climática, ao impacto que a destruição da floresta causa, e à recente oficialização da parceria entre o World Wide Fund (WWF) e a PUC-Rio.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da Universidade, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., o líder da Iniciativa Amazônia Viva do WWF, Claudio Maretti, e o diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), Luiz Felipe Guanaes. Os participantes ressaltaram a importância da biodiversidade e da preservação da Amazônia para o mundo, além de citarem os objetivos dessa nova parceria.

Na palestra principal do encontro, Yolanda Kakabadse destacou a urgência do projeto sobre segurança climática, apresentando seu desenvolvimento e objetivo, além de apontar as consequências da mudança do clima no mundo. A presidente relembrou a seca de São Paulo e a de Barcelona, assim como as inundações em Beni e na Inglaterra, concluindo que essa crise climática deve ser assunto de segurança internacional.

Yolanda fez recomendações para o fenômeno, como o mapeamento e monitoramento das zonas de alto risco, a criação de “Grupos Nexos” (grupos multidisciplinares) e o desenvolvimento de propostas de políticas públicas para amenizar os impactos. Ela destacou a importância do papel da pesquisa científica neste contexto. “As universidades têm pesquisas importantíssimas, muitas com 500 páginas, que devem ser traduzidas para apenas duas. Desta forma poderiam ser absorvidas melhor por aqueles que as podem transformar em políticas públicas”, ressaltou Yolanda.

Encerrando a manhã de debates, o professor do departamento de economia e conselheiro da WWF-Brasil, Sérgio Besserman, falou sobre a necessidade da conscientização de todos para que mudanças efetivas aconteçam. Segundo o professor, “podemos mudar para que daqui a 50 anos as pessoas vivam melhor, ou simplesmente podemos dar às costas e tratar os problemas como se não fossem nossos. A decisão é cada um”, finalizou o professor.

O evento “Amazônia no Rio” marcou o início da parceria entre a WWF e a PUC-Rio para a criação de estágios destinados a alunos da área ambiental, além da realização de outras palestras e exposições ao longo do semestre. A primeira mostra de fotografias sobre a Amazônia na Estação de Educação Ambiental do NIMA, localizada dentro do campus da Universidade, foi aberta logo após o debate pelo reitor da PUC-Rio, padre Josafá, e pela presidente do Conselho Mundial da WWF, Yolanda Kakabadse. A exposição pode ser visitada de terça à quinta-feira, das 11h às 14h.

 

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que visa produzir e propagar o saber através do fomento de debates democráticos, objetivando, sobretudo, o crescimento e enriquecimento da sociedade. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor Universidade Privada do país, segundo avaliação do MEC/Inep, a Universidade ocupa também a 18º posição entre as 20 melhores da América Latina, segundo ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de 700 instituições de ensino superior no mundo.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br