Pesquisadores
Busca em Pesquisadores
Busca por departamento
Departamento de Informática (INF)
Markus Endler

Bacharel em Matematica e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984 e 1987), obteve o título de Dr.rer.nat. em Informatica da Technische Universitat Berlim (1992), e o título de Professor livre-docente pela Universidade de São Paulo (2001).

Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, membro da SBC, da ACM e do IFIP WG 6.1. Tem experiência na área de Sistemas Distribuídos, com ênfase em: computação móvel e ubíqua, protocolos distribuídos para redes móveis, middleware, ciência de contexto, frameworks para o desenvovlimento de aplicações móveis, e colaboração móvel.

Currículo Lattes

Clique aqui para baixar foto em alta resolução


Leia mais sobre Markus Endler:
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em processamento gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: visualização, simulação numérica, realidade aumentada, modelagem geométrica e visão computacional.

Seus interesses se concentram em programação distribuída e concorrente, com ênfase no papel que linguagens de programação.

Tem experiência em computação autônoma e sistemas contemplando auto-sintonia e auto-gerenciamento e ferramentas e sistemas de gerência de dados para aplicações em bioinformática.

Suas atividades de pesquisa e desenvolvimento mais recentes concentram-se em garantia da qualidade de software, mais especificamente em modularidade, em teste de software, e em ambientes de desenvolvimento de software assistidos por computador.

Suas principais áreas de pesquisa são: otimização combinatoria, metaheurísticas, busca local, programação inteira e dinâmica, com aplicações em logística, gerenciamento da cadeia de suprimentos, produção, telecomunicações, gestão de emergência, entre outras. 

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Realidade Virtual, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual e aumentada, interação 3D, computação gráfica, visão computacional, interação humano-computador e sistemas colaborativos. 

Tem desenvolvido pesquisas na área de Computação Gráfica, com especial interesse em Visualização Científica, Renderização em Tempo Real, Modelagem, Simulação Numérica e Visualização Distribuída.

Seus interesses de pesquisa incluem: exploração e análise visual de dados; narrativas digitais interativas; design de sistemas interativos com base em modelos; integração entre IHC e engenharia de software; e meios de aumentar a qualidade de uso de sistemas interativos em diversos domínios, através de adaptação, mecanismos de analogia e outras técnicas de inteligência artificial.

Suas áreas de interesse incluem Redes de Computadores, Análise de Desempenho de Sistemas Computacionais, Sistemas Multimídia/Hipermídia e Sistemas de TV Digital. Redes de Computadores, Telecomunicações, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos.

Tem como ênfase em suas pesquisas a área de Linguagens de Programação. 

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Recuperação e Tratamento Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizado estatístico, aprendizado por máquina, recuperção de informação, busca textual, regressão não linear parcial.

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br