Releases
Ética e espiritualidade em destaque na abertura do encontro da Rede de Homólogos de Meio Ambiente e Sustentabilidade da AUSJAL na PUC-Rio
10/11/2014

 (Créditos: Projeto Comunicar/Bruna Duque Estrada)

    O Seminário Internacional da Rede de Homólogos de Meio Ambiente e Sustentabilidade, organizado pela Associação das Universidades Jesuítas da América Latina (AUSJAL), começou hoje às 9h30, no Auditório RDC, Campus da PUC-Rio.  Na palestra de abertura, o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, falou sobre Ética, Espiritualidade e Meio Ambiente na perspectiva da igreja e da Companhia de Jesus. Em sua reflexão sobre o meio ambiente, o reitor da PUC-Rio destacou a ética que precisamos ter com tudo que Deus criou antes do homem, a “responsabilidade criacional”, a relação cuidadosa com  o meio ambiente, e o testemunho de cada um. Segundo o reitor, “não somos donos e proprietários da natureza, mas sim guardiões e administradores do patrimônio ecológico.”

Padre Josafá apresentou, ainda, os três princípios da espiritualidade ecológica dos jesuítas: visão integrada da realidade, ver Deus em todas as coisas, ser contemplativo. O reitor alertou que “a cultura moderna vem perdendo a capacidade de ver detalhes do meio ambiente”, e por isso precisamos trazer a memória dos benefícios da criação, lembrando da importância de todos os seres vivos.

         Por fim, o reitor ressaltou que a missão estabelecida como instituição é curar o mundo ferido, preservar vidas vulneráveis, buscar e criar estruturas de sustentabilidade socioambiental, criar mecanismos de adaptabilidade diante das mudanças globais e climáticas, incentivar os processos de educação ambiental, defender as lutas em defesa do meio ambiente, ampliar as redes de comunicação entre instituições, e cultivar e divulgar questões socioambientais.

       O encontro de homólogos é vinculado à Conferência de Províncias Jesuítas da América Latina (CPAL).  Segundo o responsável pelo evento na PUC-Rio, o diretor do Núcleo de Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), professor Luiz Felipe Guanaes, o objetivo é criar um grupo de trabalho para articular problemas e estabelecer metas em comum no debate ambiental. Até quarta-feira, representantes de universidades da América Latina participarão de um workshop fechado onde serão debatidos três pontos: campus sustentável, projetos de desenvolvimento local sustentáveis e, ainda, a temática sobre a Amazônia.

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que visa produzir e propagar o saber através do fomento de debates democráticos, objetivando, sobretudo, o crescimento e enriquecimento da sociedade. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor Universidade Privada do país, segundo avaliação do MEC/Inep, a Universidade ocupa também a 13ª posição entre as 20 melhores da América Latina, segundo ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de 700 instituições de ensino superior no mundo.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br