Releases
Reitor da PUC-Rio lança 'Parábolas Fitoantrópicas'
11/11/2014

(Crédito: Projeto Comunciar/Weiler Finamore Filho)

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 11, a cerimônia de lançamento do livro Parábolas Fitoantrópicas, do padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., reitor da PUC-Rio e biólogo. O encontro ocorreu no em meio ao verde do bosque do campus da Universidade. Durante breve discurso, o reitor da PUC-Rio enfatizou a intenção de utilizar a linguagem científica em uma dimensão antropológica cuja temática pode servir de ajuda à vivência humana.

- O livro é fruto de uma experiência de quase quarenta anos dedicados ao estudo do Reino Vegetal. As parábolas mostram que por trás de toda verdade científica pode haver uma espécie de referência para nossa vida – resumiu o autor, antes de passar a palavra a um aluno do curso de Biologia, que fez a leitura da primeira parábola da obra, “balada noturna”, uma referência à planta Lafoensia.  

Parábolas Fitoantrópicas busca religar o mundo humano às espécies dos ecossistemas, em linguagem compreensível à ciência e acessível aos diferentes tipos de leitores. Desse modo, semeia a relação entre ciência e fé, mostrando a beleza da criação, e os detalhes da natureza, e desperta no leitor uma consciência ecológica, necessária à preservação do planeta.

A professora Rejan Guedes-Bruni, Diretora do Departamento de Biologia e responsável pelo prefácio da obra, ressalta a importância que o tema apresenta no mundo atual, quando o ser humano passa a se deparar com as limitações consequentes da forma como vem abusando dos recursos naturais. Para ela, as parábolas levam o leitor a outra dimensão de consciência, inserindo-o numa mesma visão de pertencimento a algo maior do que si mesmo, independente de credo religioso.

- Na biologia a gente se entende como parte de um conjunto de espécies onde o homem está inserido em uma grande sinergia cósmica – finalizou.

 

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária, de acordo com a lei 12.881/2013, de direito privado e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir do fomento de debates democráticos, objetivando, sobretudo, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades privadas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br