Releases


Portaria do MEC certifica a PUC-Rio como Instituição Comunitária de Educação Superior
13/11/2014

 A PUC-Rio foi qualificada como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES). A portaria n. 679 da Secretaria de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação foi publicada ontem 12/11. Após longo processo de reunião e verificação de documentação, o reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S. J., recebeu a notícia com alegria: “Essa decisão, tornada oficial, nos deixa muito satisfeitos. Isso quer dizer que a PUC-Rio é oficialmente reconhecida como uma Instituição que presta um serviço à comunidade ou seja, uma Universidade pública não estatal.

            A publicação da portaria complementa a decisão da lei 12.881, que criou a categoria de Universidade Comunitária. Com a medida, a Universidade terá acesso a recursos públicos e poderá participar de editais de financiamento na esfera estatal. “Veio em bom momento”, comemora padre Josafá, "pois acabamos de ganhar um edital Pró-equipamento junto a CAPES”.

O resultado é fruto de planejamento e debates, transcorridos junto à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias). No dia 3 de novembro, a PUC-Rio participou da rodada de discussões da ABRUC em Goiânia. Questões relativas à regulamentação das universidades comunitárias foram discutidas, juntamente com os representantes do Ministério da Educação.

A data seguinte, dia 4, foi reservada para o encontro com o CRUB (Conselho de Reitores do Brasil). O tema do fórum foi a internacionalização do ensino superior brasileiro. Segundo o reitor da PUC-Rio, os números mostrados pela Universidade foram apreciados pelas demais participantes do encontro. Em apresentação conduzida pelo professor Danilo Marcondes, coordenador da central de internalização da PUC-Rio, constatou-se que a Universidade é uma das instituições de ensino superior com maior número de convênios com universidades no exterior. Para o reitor, o que destaca a PUC-Rio no cenário universitário é a articulação entre o consolidado modelo de  intercâmbio de alunos (CCCI) e uma política de internacionalização (CCI).

A agenda de novembro foi fechada no dia 5, na reunião do Conselho Universia/Santander de Universidades, realizado em São Paulo. A perspectiva futura é de ampliar a participação da PUC-Rio na rede Universia, composta por mais de 1200 Universidades. Dados recentes comprovam que as iniciativas do grupo, em pouco mais de uma década, entre 2001 e 2013, intermediou 2,9 milhões de empregos, tendo ainda 7,2 milhões de vagas anunciadas por 99 mil empresas.

Foi também a ocasião para se prestar uma homenagem póstuma ao presidente do Banco Santader, Emilio Botín, falecido a 10 de setembro de 2014. Padre Josafá  recordou dos esforços dele em prol da criação e manutenção do maior programa mundial de um Banco com as Universidades (Santander/Universidade).

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária, de acordo com a lei 12.881/2013, de direito privado e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir do fomento de debates democráticos, objetivando, sobretudo, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades privadas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking. 


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br