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Data: 21/10/2016

Veículo: Maxpress

Universitários cariocas e capixabas projetam oito aviões para Competição SAE BRASIL AeroDesign
21/10/2016

Vivenciar ambiente competitivo, em preparação para o mercado de trabalho, é a motivação de cerca de 100 universitários cariocas e capixabas, que fazem os últimos acertos em oito aviões radiocontrolados, projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino. Os estudantes de engenharia vão disputar a 18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada entre 3 e 6 novembro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP).
As equipes – seis do Rio de Janeiro e duas do Espírito Santo – integram as 95 inscritas nesta edição, sendo 88 brasileiras e sete estrangeiras. No total, mais de 1.300 participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos – representarão 77 instituições de ensino superior do Brasil (18 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (México, Polônia e Venezuela).
Esta edição contará com 22 equipes de São Paulo, 17 de Minas Gerais e sete do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro e Paraná serão representados por seis cada. Santa Catarina possui cinco equipes. Rio Grande do Norte aparece com quatro. Pernambuco e Distrito Federal têm três equipes cada. Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e Paraíba, com duas. Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Sergipe estão com uma equipe cada. Entre as estrangeiras, há quatro equipes da Venezuela, duas do México e uma da Polônia.
RIO DE JANEIRO – Construir um avião leve e robusto, capaz de transportar cargas elevadas e apresentar estabilidade durante os voos. Este foi o objetivo da equipe Venturi AeroDesign, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), 6ª colocada em 2015. Inscrita na Classe Advanced, a equipe apostou numa aeronave de asa alta, com 3 m de envergadura e 1,5 m de cumprimento, e motor elétrico, capaz de carregar 15 kg, equivalente a sete vezes o seu peso. “Este ano, aumentamos a envergadura da asa em 1 m com o objetivo de dobrar a capacidade de carga”, conta Nathália Paiva, 21, estudante do 5º período de Engenharia Mecânica e capitã da equipe, com 15 estudantes. Do Rio de Janeiro também participarão as equipes Zéfiro, do Instituto Militar de Engenharia (IME); AeroRio Regular e AeroRio Advanced, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO); Blackbird, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Minerva AeroDesign, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
ESPÍRITO SANTO – Depois de alcançar a 8ª posição em 2015, a equipe Aero Vitória Espírito Santo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), investiu na redução de peso da aeronave, que está inscrita na Classe Regular. Com asa alta e trapezoidal, trem de pouso triciclo e motor tractor, o protótipo pesa 2,2 kg – o anterior possuía 2,4 kg – e transporta carga total de 15 kg. “Otimizamos o avião por meio de alívios na estrutura, mas sem perda de robustez”, explica Gabriel Andrade, 23, estudante do 9º semestre de Engenharia Elétrica e capitão da equipe de 15 estudantes. Um dos pontos fortes do projeto é confiabilidade. “O avião repete vários voos com a carga proposta”, garante. Também representará o Estado a equipe Fam AeroDesign, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
Aeronaves – Para estimular a criatividade das equipes, o Comitê Técnico criou mais desafios este ano para as três categorias de aeronaves. Na Classe Regular, pela primeira vez, os aviões deverão ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone com base de 2,5 metros de diâmetro e altura de 75 centímetros. Além disso, as aeronaves estão liberadas para transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A categoria segue restrita a aeronaves monomotores.
Na Classe Advanced, os aviões deverão apresentar aumento do conteúdo de eletrônica embarcada. Além do tempo de voo, os sistemas a bordo deverão computar a velocidade. Cai por terra a restrição de peso vazio, mas, quando carregadas, as aeronaves não deverão exceder 35 Kg. Permanecem de livre escolha o tipo de propulsão (combustão ou elétrica) e o número de motores, assim como deixa de existir a limitação de máxima cilindrada para o grupo motopropulsor. Em contrapartida, a área total das hélices não poderá ultrapassar 0,052 m². Como na Classe Regular, as aeronaves também poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo.
Na Classe Micro, bolas de tênis não são mais obrigatórias e as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. Outra novidade é a possibilidade de alijar a carga durante os voos – ganharão pontuação adicional as equipes que conseguirem realizar alijamentos com sucesso. Nesta categoria não há restrição de geometria ou número de motores – todos elétricos – porém, a partir de agora, as equipes deverão ser capazes de desmontar o avião depois de voo, e transportá-lo desmontado em caixa de volume de 0,1 m³.
Provas – Na Competição SAE BRASIL AeroDesign, as avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme regulamento. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2017, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
Reconhecida pelo Ministério da Educação, a competição recebe o patrocínio do Grupo Airbus, Altair, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Também conta com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Prefeitura de São José dos Campos. “Por definição as competições estudantis da SAE BRASIL são laboratórios de inovação onde a criatividade é estimulada para a superação de obstáculos por meio de soluções técnicas desenvolvidas por estudantes, um aprendizado extracurricular sem igual”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 3 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 4, 5 e 6 – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.

18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign 
3 a 6 de novembro 
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – São José dos Campos/ SP

Total de equipes inscritas = 95 
? estrangeiras = 7 
? de equipes brasileiras: 88 
? de instituições de ensino: 77 
? médio de estudantes inscritos: 1.000 
? equipes: Classe Micro: 25 / Classe Regular: 60 / Classe Advanced: 10

SUL
Paraná (6 equipes / 6 instituições)
FAG – Fundação Assis Gurgacz – equipe Pegasus AeroDesign (avião 57)
PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – equipe Aerocária (avião 59)
UFPR – Universidade Federal do Paraná – equipe Burning Goose (avião 43)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Curitiba) – equipe Acalantis (avião 48)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Cornélio Procópio) – equipe Abutres (avião 221)
UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe AeroCataratas (avião 41)

Rio Grande do Sul (7 equipes / 5 instituições)
Faculdade Horizontina – equipe MasBáh Aerodesign (equipe 49)
UPF – Fundação Universidade de Passo Fundo – equipe Aerocócus UPF (avião 32)
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – equipes Carancho AeroDesign (avião 30) e Carancho Micro (avião 208)
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul – equipes Kamikase (avião 22) e Kamikase Micro (avião 207)
UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa – equipe Aeropampa Micro (avião 219)

Santa Catarina (5 equipes / 3 instituições)
FASATC – Faculdade SATC – equipe AeroSATC (avião 34)
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – equipes Albatroz AeroDesign (avião 17) e Albatroz Aerodesign Micro (avião 203)
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – equipes Céu Azul Regular (avião 19) e Céu Azul Advanced (avião 103)
SUDESTE

Espírito Santo (2 equipes / 2 instituições)
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Aero Vitória Espírito Santo (avião 8)
IFES – Instituto Federal do Espírito Santo – equipe Fam AeroDesign (avião 46)

Minas Gerais (17 equipes / 13 instituições)
CEFET-MG – Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais – equipe Cefast Aerodesign (avião 12)
Faculdade Pitágoras (campus Uberlândia) – equipe Apollo (avião 50)
PUCMG – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – equipe Flying Priest (avião 60)
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – equipe Microraptor (avião 211)
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai, Sô! Fly!!! (avião 4) e Uai, Sô! Fly!!! Kids (avião 223)
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – equipe 12 Bis (avião 37)
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei (campus Santo Antonio) – equipe Trem Ki Voa Micro (avião 205)
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei (campus Ouro Branco) – equipe Noizavua AeroDesign (avião 214)
UFV – Universidade Federal de Viçosa (campus Florestal) – equipes Acauã (avião 33)
UFV – Universidade Federal de Viçosa (campus Viçosa) – equipe Skywards AeroDesign (avião 38)
UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – equipe Aerovale (avião 54)
UFU – Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano (avião 6) e Tucano Micro (avião 202)
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – equipes L.O.T.S. AeroDesign (avião 36), Uirá (avião 5) e Uirá Micro (avião 206)

Rio de Janeiro (6 equipes / 5 instituições)
CEFET-RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – equipe Venturi AeroDesign (avião 105)
IME – Instituto Militar de Engenharia – equipe Zéfiro (avião 21)
PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipes AeroRio Regular (avião 15) e AeroRio Advanced (avião 104)
UFF – Universidade Federal Fluminense – equipe Blackbird (avião 13)
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva AeroDesign (avião 16)

São Paulo (22 equipes / 18 instituições)
Grande São Paulo (7 equipes / 6 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Regular (avião 3) e FEI Micro (225)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Obelix (avião 106)
POLI USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – equipe Keep Flying (avião 7)
UAM – Universidade Anhembi Morumbi – equipe Aeroduca (avião 35)
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipe Harpia AeroDesign UFABC (avião 31)
UNINOVE – Universidade Nove de Julho – equipe Ícaro (avião 42)
Interior de São Paulo (15 equipes / 12 instituições)
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Leviatã (avião 101)
EEL USP – Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – equipe AeroEEL (avião 53)
EESC USP – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipes EESC-USP Alpha (avião 1), EESC-USP Bravo (avião 201) e EESC-USP Charlie (avião 108)
FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Falcons AeroDesign (avião 47)
FATEC – Faculdade de Tecnologia (campus São José dos Campos) – equipe Fatecnautas (avião 55)
IFSP – Instituto Federal de São Paulo (campus Salto) – equipe Taperá Baby (avião 210)
UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – equipe UFSCar Dragão Branco (avião 25)
UNESP – Universidade Estadual Paulista (campus Bauru) – equipe Canarinho Advanced (avião 109)
UNESP – Universidade Estadual Paulista (campus Guaratinguetá) – equipe Aerofeg (avião 2)
UNIARARAS – Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Iuna AeroDesign (avião 44)
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – equipes Urubus AeroDesign (avião 20) e Urubus Micro (avião 218)
UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – equipe AeroUnisal (avião 29)

CENTRO-OESTE

Distrito Federal (3 equipes / 2 instituições)
UnB – Universidade de Brasília – equipes Draco Volans (avião 14) e Mamutes do Cerrado (avião 217)
UNIP-DF – Universidade Paulista do Distrito Federal – equipe Antonov (avião 209)

Goiás (1 equipe / 1 instituição)
UFGO – Universidade Federal de Goiás – equipe Aerodactyl (avião 52)

Mato Grosso (2 equipes / 1 instituição)
UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso – equipes AeroDesign UFMT Regular (avião 10) e AeroDesign UFMT Micro (avião 213)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
UCDB – Universidade Católica Dom Bosco – equipe Tuiuiú (avião 58)

NORDESTE

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
UFB – Universidade Federal da Bahia – equipe Axé Fly (avião 9)
UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco – equipe F-Carranca (avião 11)

Maranhão (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade Pitágoras – equipe AeroBeetle (avião 51)
UEMA – Universidade Estadual do Maranhão – equipe Zeus (avião 24)

Paraíba (2 equipes / 1 instituição)
UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – equipes Parahyasas (avião 23) e Parahyasas Micro (avião 212)

Pernambuco (3 equipes / 3 instituições)
IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – equipe Hórus AeroDesign (avião 56)
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – equipe Mandacaru AeroDesign (avião 107)
UPE – Universidade de Pernambuco – equipe Tenpest Aerodesign UPE (avião 216)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – equipe Sol do Equador (avião 28)

Rio Grande do Norte (4 equipes / 3 instituições)
Faculdade Maurício de Nassau – equipe MNAF AeroDesign (avião 224)
UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Acceptor AeroDesign (avião 26)
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipes Car-Kará Advanced (avião 102) e Car-Kará Micro (avião 204)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
UFS – Universidade Federal de Sergipe – equipe Araras AeroDesign (avião 215)

NORTE

Pará (1 equipe / 1 instituição)
UFPA – Universidade Federal do Pará – equipe Uirapuru (avião 220)

EXTERIOR

Polônia (1 equipe / 1 instituição)
Wroclaw University of Technology – equipe JetStream (avião 110)

México (2 equipes / 2 instituições)
ESIME UP Ticomán – equipe Kukulcán (avião 27)
Universidad Aeronautica en Queretaro – equipe U-Fly AeroDesign (avião 45)

Venezuela (4 equipes / 3 instituições)
TBD – equipe AeroVenezuela (avião 40)
USB – Universidad Simón Bolívar – equipes AeroDesign SAE USB (avião 18) e AeroDesign SAE USB Micro (avião 222)
UCV – Universidad Central de Venezuela – equipe AeroUCV (avião 39)

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