Pesquisadores
Busca em Pesquisadores
Busca por departamento
Departamento de História (HIS)
Mario Ângelo Brandão de Oliveira Miranda

Doutor em Historia pelo Programa Historia Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, bolsista CAPES (3/2011 - 10/2012; 3/2013-2/2014), com a tese "Povo, democracia e legalidade nas linguagens políticas do Brasil (1945-1964) e Chile (1938-1973) no contexto das experiências democráticas de massa."

Bolsista CAPES/PDSE (11/2012 - 2/2013), junto a Pontifícia Universidad Católica de Chile. Doutor em Historia pelo Instituto de Historia de la Pontifícia Universidad Católica de Chile em duplo grau. Mestre em História pela PUC-Rio tendo sido, bolsista CNPQ (2008-2010) com a dissertação "A questão da legalidade no contexto das crises políticas de 1955 a 1964 no Brasil." Bacharel e Licenciado Pleno em Historia pela PUC-RIO (2007), tendo sido bolsista de iniciação cientifica (2005-2007) FAPERJ.

É professor agregado do Departamento de História da PUC-Rio, professor substituto do Departamento de Historia da UERJ/FFP e professor tutor do curso de licenciatura em História na modalidade à distância da UNIRIO.

Currículo Lattes

Clique aqui para baixar foto em alta resolução


Leia mais sobre Mario Ângelo Brandão de Oliveira Miranda:
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Modernidade, Modernismo no Brasil, Berlim nos anos 20, República de Weimar, Oswald de Andrade, Primitivismo e Vanguardas estéticas.

Participa do grupo de pesquisa intitulada "Tempo presente no ensino de história: historiografia, cultura e didática em diferentes contextos curriculares" coordenado pela Professora Doutora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História - LEPEH e ao Núcleo de Estudos de Currículo da Faculdade de Educação da UFRJ.

Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo histórico, historiografia, Philippe Ariès, progresso e individualismo.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica. 

Tem se dedicado ao desenvolvimento de pesquisas em História das Ciências e História Contemporânea sob a perspectiva transnacional, em especial, às relações científicas entre Brasil e Alemanha, na primeira metade do século XX. Tem grande interesse pela história dos "saberes psi" (psicologia, psiquiatria e psicanálise) e da eugenia, sobretudo, pela história da higiene racial alemã durante a República de Weimar e o Terceiro Reich.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização e habitação popular, imprensa, música popular brasileira e História do Rio de Janeiro. 

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

Atua nas áreas de História Moderna, História Intelectual, Teoria e História da Historiografia, e tem interesse nos seguintes temas: religião e política na Europa do início da Modernidade, iluminismos europeus; teoria e historiografia do Iluminismo no século XX; Romance e História no século XVIII.

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura moderna e contemporânea, arquitetura brasileira, brasil, arquitetura e rio de janeiro.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História social e cultural do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história local, história do trabalho, memória e patrimônio, cultura, identidade, cotidiano.

Tem experiência na área de arquivologia, pesquisa e ensino de História. Recentemente, realizou pós-doutorado no IISH em Amsterdam, com bolsa concedida pelo próprio instituto, durante os meses de setembro de 2013 a janeiro de 2014. Foi uma das ganhadoras do concurso de publicação de teses de 2014 realizado pelo Cecult/Unicamp.

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br