Pesquisadores
Busca em Pesquisadores
Busca por departamento
Instituto de Relações Internacionais (IRI)
Luis Manuel Rebelo Fernandes

Atualmente é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como gestor público, exerceu as funções de Secretário Executivo do Ministério do Esporte (de 2012 a 2015) e Coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 (GECOPA), Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP (de 2007 a 2011), Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (de 2004 a 2007) e Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (de 1999 a 2002

Currículo Lattes

Clique aqui para baixar foto em alta resolução


Leia mais sobre Luis Manuel Rebelo Fernandes:
Seus interesses de pesquisa envolvem os seguintes temas: Segurança Internacional, Organizações Internacionais e Economia Política Internacional. 

Atua, principalmente, nas seguintes áreas: estudos pós-coloniais; relações de raça, classe e gênero; política urbana; relações internacionais e globalização; pensamento e interpretações do Brasil.

Monitora as negociações da Conferencia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) desde 2008, em especial o tema de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), Agricultura e Adaptação.

Tem experiência na área de Jornalismo (como repórter, produtor e editor), Relações Internacionais e História, com ênfase em História da África. Atua principalmente nos seguintes temas: África pré-colonial, África colonial e África contemporânea.

História e Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Internacionais do Brasil; Política Externa Brasileira; História Diplomática do Brasil; Análise de Política Externa; e Multilateralismo e Organizações Internacionais.

Estudos pós-coloniais, Introdução à Política Internacional, Teoria das Relações Internacionais, Segurança Internacional, Organizações Internacionais, Formação do Sistema Internacional, História do século XX e Relações Internacionais Contemporâneas.

Suas áreas de interesse incluem política externa e diplomacia pública da União Europeia e da Turquia; relações entre União Europeia e Turquia; perspectivas pós-estruturalistas e psicanalíticas de processos de construção de identidades coletivas, em particular de nações; e os vínculos entre identidades coletivas e política externa.

Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Teoria de Relações Internacionais. É editor-chefe (temporário) da revista Contexto Internacional: Journal of Global Connections.

Sua atual pesquisa inclui tópicos como direitos humanos e política externa, políticas externas latino-americanas e o conceito de responsabilidade para proteger.

Tem experiência em Integração Regional, Mercosul, União Européia, Relações União Européia-Mercosul, Organizações Internacionais, Governança Global, questões de legitimidade e democracia na política internacional.

Desenvolvimento e cooperação internacional, estrutura e funcionamento de mecanismos de ajuda internacional, a agenda pós-2015, dados e políticas sobre desenvolvimento, desigualdade e pobreza, Sociologia Política Internacional, teoria da prática e sociologias da quantificação.

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br