Releases
‘Comunidades Audiovisuais – a comunicação produzida por jovens moradores de favela’
10/08/2018

Na próxima segunda-feira, 13, a Editora PUC-Rio e a Mauad lançam o livro “Comunidades Audiovisuais – a comunicação produzida por jovens moradores de favela”, da jornalista e professora Lilian Saback. A publicação é fruto das pesquisas de mestrado e doutorado da professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e trata do audiovisual como narrativa sobre favelas. O lançamento será na livraria Timbre, a partir das 19h.

O livro está dividido em duas partes: na primeira, a autora apresenta o universo das favelas a partir de filmes produzidos pelos próprios moradores a fim de propor o diálogo entre as duas realidades – asfalto e favelas – a partir da produção audiovisual.  Na segunda parte, o livro traz o jornalismo audiovisual, na lógica das produções feitas “nas” e “sobre” as favelas do Rio de Janeiro e veiculadas no quadro Parceiro do RJ, da TV Globo, entre os anos de 2009 e 2015. A publicação inclui ainda fotos e trechos de entrevistas dos participantes do quadro. A proposta é investigar as aproximações e afastamentos entre o modo parceiro de fazer telejornalismo e o padrão Globo de qualidade, identificando assim, uma espécie de narrativa inclusiva, que reúne técnica e afeto. 

Lilian Saback é jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, com Doutorado em Comunicação e Cultural pela ECO/UFRJ em cotutela com o ISCTE-IUL. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado pela PUC Minas.

Comunidades Audiovisuais – a comunicação produzida por jovens moradores de favela
Editoras: PUC-Rio e Mauad
Lançamento: Livraria Timbre - Rua Marquês de São Vicente, 52, lj 221 - Shopping da Gávea.
Dia: 13 de agosto, segunda-feira.
Horário: início às 19h. 


Mais sobre Releases
A primeira oficina de capacitação dos professores será dia 11 de abril

Mais uma vez, a PUC-Rio ganhou destaque no ranking da consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), alcançando o terceiro lugar da América Latina no Emerging Economies Rankings 2019.

Posses serão na Sala do Conselho Universitária

O pesquisador fará a aula inaugural  do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH)

Encontros são promovidos pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br