Releases
Trabalho de aluna da PUC recebe prêmio internacional de Arquitetura
08/05/2019

Guelba Paiva está entre os sete premiados do Archiprix International 2019. Projeto vencedor eleito entre 321 trabalhos, de 81 países, é o único representante da América Latina.

 

A arquiteta Guelba Paiva é uma das vencedoras do prêmio Archiprix International/ Hunter Douglas Awards 2019. O projeto Paisagem Infraestrutural e Regeneração Ecossistêmica, que discute a condição natural da caatinga, no município de Santa Quitéria, no Ceará, foi um dos sete selecionados por um júri internacional. A pesquisa concorreu com 321 projetos de 81 países. Entre os vencedores, é o único representante da América Latina.

Paisagem Infraestrutural e Regeneração Ecossistêmica é o trabalho de final de curso de Guelba em Arquitetura e Urbanismo, que busca compreender a natureza do ambiente e promover as condições de vida da população do município de Santa Quitéria, no Ceará.

“Fiquei muito feliz com a premiação. Não esperava porque o prêmio é muito concorrido. Acontece a cada dois anos e, cada faculdade só pode inscrever um projeto de monografia por vez. Essa é a maior premiação de graduação de Arquitetura e Urbanismo do mundo. A inspiração para esse trabalho veio do meu pai. Ele morou no interior do Ceará, passou fome e precisou sair da sua terra natal por conta da seca. A minha ideia é realmente poder ajudar as pessoas que vivem na caatinga. O objetivo é manter o fluxo de água contínuo ao longo do ano para que as pessoas não precisem sair de lá. Levei um ano para fazer o projeto. Deu trabalho, pesquisei muito, até mapa precisei fazer. Mas venci, mostrei que realmente é possível”, conta a arquiteta.

No parecer do júri, o projeto foi qualificado como completo e totalmente viável. “Não é feito para convencer os clientes, mas para o benefício dos habitantes locais", ressaltou a avaliação dos jurados. O trabalho foi orientado pelo professor Marcos Favero, com co-orientação do professor Pierre Martin – ambos do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio (DAU).

O Archiprix é um concurso internacional que ocorre a cada dois anos e premia trabalhos finais de graduação de futuros arquitetos e arquitetas. Faculdades de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e paisagismo de todo o mundo são convidadas a participar, selecionando e enviando um único projeto de graduação. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 3 de maio, em Santiago, no Chile.


Mais sobre Releases
A primeira oficina de capacitação dos professores será dia 11 de abril

Mais uma vez, a PUC-Rio ganhou destaque no ranking da consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), alcançando o terceiro lugar da América Latina no Emerging Economies Rankings 2019.

Posses serão na Sala do Conselho Universitária

O pesquisador fará a aula inaugural  do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH)

Encontros são promovidos pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br