Releases
.
15/03/2021

TV PUC-Rio apresenta série “Cinema Brasileiro: Rotas de Persistência”

Três, das sete produções que compõem o projeto foram idealizadas por ex-alunos do Departamento de Comunicação da Universidade

 

A TV PUC-Rio vai apresentar a série “Cinema Brasileiro: Rotas de Persistência”, com produções nacionais finalizadas entre 2019 e 2020. O projeto conta com a análise de filmes brasileiros, documentários e ficção, e entrevistas com seus diretores sobre o processo de construção do fazer Cinema - argumento, roteiro, produção, montagem e distribuição - e dos desdobramentos da veiculação dos longas durante a pandemia. A estreia será com “Protocolo da Morte”, na quarta-feira, 17 de março, às 18h. Para assistir acesse: https://www.youtube.com/channel/UCXeNBfK9hpmHfOlQW_zG8sA

O episódio desta semana é "Meu Nome é Daniel". Uma conversa com o ex-aluno Daniel Gonçalves. Ele nasceu com uma deficiência que nenhum médico conseguiu identificar. Em seu primeiro longa metragem, documenta a busca pelo diagnóstico enquanto explora memórias de sua vida através de imagens de arquivo. Ex-aluno da PUC-Rio e ex-editor da TV PUC/Comunicar, o diretor comenta sobre o processo de desenvolvimento do longa e discute a situação do audiovisual brasileiro.

“Cinema Brasileiro: Rotas de Persistência” é composta por sete episódios com veiculação sempre às quartas-feiras, às 18h, no canal da TV PUC-Rio, no YouTube. As produções “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, “Madalena” e “Narciso em Férias” foram idealizadas por ex-alunos do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

A série surgiu a partir de uma proposta de quatro estagiários da TV PUC-Rio. Eles propuseram falar sobre os sete documentários brasileiros que tinham saído na lista de documentários elegíveis aos Oscar deste ano. Seria uma matéria com entrevistas dos diretores dessas produções, para falar sobre esta boa notícia do cinema brasileiro. Um tempo depois, ao sair a lista final com as produções selecionadas verificou-se que nenhum dos documentários havia entrado. Com isso, a equipe da TV PUC-Rio transformou a série em entrevistas com realizadores e análises de produções brasileiras que nos últimos anos passaram e já estão sendo exibidas em um circuito internacional. Desse modo, o nome da série virou "Cinema Brasileiro: Rotas de Persistência".

Os convidados são os diretores André Di Mauro, de Protocolo da Morte (2020), Renato Terra e Ricardo Calil, de Narciso em Férias (2020), Diógenes Muniz, de Libelu - Abaixo a Ditadura (2020), Madiano Marcheti, de Madalena (2020), Toni Venturi e a co-diretora Val Gomes, de Dentro da Minha Pele (2020), e as diretoras Tali Yankelevich com o longa Meu Querido Supermercado (2019), e Carol Benjamin de Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil (2019).

A série foi idealizada e produzida por alunos da Universidade sob a coordenação da editora-executiva da TV PUC-Rio e professora de Edição em Telejornalismo do Departamento de Comunicação, Márcia Antabi.

“O objetivo é trazer à tona a cultura geral e cinematográfica, pois a indústria audiovisual está incluída na leva de desmembramentos em relação à cultura, que são feitos nos dias de hoje no Brasil. Então, o intuito é transmitir para a universidade estes depoimentos e filmes tão ricos, que trabalham com o pensamento, além do entretenimento, e tratam de diferentes questões como o pensamento político, o próprio cinema, a autobiografia e a pandemia”, avalia Márcia Antabi.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br