Tipo de Clipping: WEB
Data: 15/05/2015
Veículo: AIB
O fotojornalismo é visto e entendido de várias formas. Para muitas pessoas, fotojornalismo é sinônimo de fotografia de conflitos e o fotojornalista é esse o ser curioso que anda pelo mundo buscando acontecimentos importantes para registrar, o que também não deixa de ser uma realidade. A busca por boas imagens, podem gerar registros de acontecimentos fortes, capazes de chocar, emocionar e muitas vezes mudar o rumo da história.
A prática fotográfica no século XX foi orientada por uma nova experiência social de ver e ser visto. O palco principal da representação pública se deu nos periódicos que, a partir do início do século, passaram a publicar muitas fotografias, um grande atrativo para uma população composta de mais de 70% de analfabetos.
A crescente publicação de fotografias na imprensa evoluiu para a construção de uma linguagem própria, o fotojornalismo. Acompanhando as transformações da linguagem fotojornalística, fotógrafos registraram imagens de um Brasil que se urbanizou e modernizou ao longo do século XX. A necessidade de imaginar visualmente o Brasil marcaria sucessivas gerações de fotógrafos, desde a formada no ambiente do pós-guerra, até a atual geração, munida de um inédito e variado arsenal tecnológico.
O objetivo do seminário é debater a prática fotográfica no âmbito do fotojornalismo no Brasil.
19/5 – A Fotografia em Revista
Helouise Costa (MAC/USP) e Joaquim Marçal Ferreira de Andrade (FBN) – mediação Silvana Louzada (LABHOI/UFF)
20/5 – Fotojornalismo, Jornais e o Instantâneo
Maria do Carmo Rainho (Arquivo Nacional) e Silvana Louzada (LABHOI/UFF) – mediação Ana Paula Goulart Ribeiro (ECO/UFRJ)
21/5 – Fotografia Independente e Olhar Engajado
Ana Carolina Fernandes (Fotógrafa Independente) e Ratão Diniz (Coletivo Multimídia Favela em Foco) – mediação Silvana Louzada (LABHOI/UFF)
Participantes:
Ana Carolina Fernandes é fotógrafa carioca atuante na imprensa brasileira e internacional, atuando atualmente como fotógrafa independente. Realiza um trabalho permanente de documentação do Rio de Janeiro, com destaque, nos últimos anos, para as manifestações populares.
Ana Paula Goulart Ribeiro é formada em Jornalismo e em História pela UFF, com mestrado e doutorado em Comunicação pela UFRJ, onde é professora. É autora dos livros Jornal Nacional: a notícia faz história e Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 50.
Helouise Costa é coordenadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do MAC/USP, onde é professora associada. Mestre em Artes e Doutora pela USP. É co-autora dos livros As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro: 1940/1960 e A fotografia Moderna no Brasil.
Joaquim Marçal Ferreira de Andrade é pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, mestre em Design pela PUC-Rio, doutor em História Social pela UFRJ e professor de fotografia da PUC-Rio. É autor de História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900.
Maria do Carmo Rainho é historiadora e pesquisadora do Arquivo Nacional. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e Doutora em História Social pela UFF. Trabalha com fotografia e moda e é autora dos livros A Cidade e a Moda e Moda e Revolução nos anos 1960.
Ratão Diniz é fotógrafo, formado pela Escola de Fotógrafos Populares/Imagens do Povo, do Observatório de Favelas. É integrante do Coletivo Multimídia Favela em Foco. Realiza um trabalho permanente de documentação das favelas do Rio de Janeiro e de manifestações culturais populares, com destaque para o cenário do grafitti no Brasil.
Silvana Louzada é fotógrafa e pesquisadora da história do fotojornalismo. Mestre e doutora em Comunicação pela UFF e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). É autora do livro Prata da Casa, fotógrafos e fotografia no Rio de Janeiro (1950 – 1960).
Informações: https://www.facebook.com/events/924375600918074/
O centro cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no centro do Rio.