Assessoria de Imprensa Expediente Fale Conosco Comunicar PUC-Rio
 
Busca avançada
Facebook Twitter
Releases Clipping Pesquisadores  
Seminário Fotojornalismo em Foco no Centro Cultural dos Correios, RJ

15/05/2015

Tipo de Clipping: WEB

Data: 15/05/2015

Veículo: AIB


O fotojornalismo é visto e entendido de várias formas. Para muitas pessoas, fotojornalismo é sinônimo de fotografia de conflitos e o fotojornalista é esse o ser curioso que anda pelo mundo buscando acontecimentos importantes para registrar, o que também não deixa de ser uma realidade. A busca por boas imagens, podem gerar registros de acontecimentos fortes, capazes de chocar, emocionar e muitas vezes mudar o rumo da história.

A prática fotográfica no século XX foi orientada por uma nova experiência social de ver e ser visto. O palco principal da representação pública se deu nos periódicos que, a partir do início do século, passaram a publicar muitas fotografias, um grande atrativo para uma população composta de mais de 70% de analfabetos. 

A crescente publicação de fotografias na imprensa evoluiu para a construção de uma linguagem própria, o fotojornalismo. Acompanhando as transformações da linguagem fotojornalística, fotógrafos registraram imagens de um Brasil que se urbanizou e modernizou ao longo do século XX. A necessidade de imaginar visualmente o Brasil marcaria sucessivas gerações de fotógrafos, desde a formada no ambiente do pós-guerra, até a atual geração, munida de um inédito e variado arsenal tecnológico.

O objetivo do seminário é debater a prática fotográfica no âmbito do fotojornalismo no Brasil. 
19/5 – A Fotografia em Revista
Helouise Costa (MAC/USP) e Joaquim Marçal Ferreira de Andrade (FBN) – mediação Silvana Louzada (LABHOI/UFF)

20/5 – Fotojornalismo, Jornais e o Instantâneo
Maria do Carmo Rainho (Arquivo Nacional) e Silvana Louzada (LABHOI/UFF) – mediação Ana Paula Goulart Ribeiro (ECO/UFRJ)

21/5 – Fotografia Independente e Olhar Engajado
Ana Carolina Fernandes (Fotógrafa Independente) e Ratão Diniz (Coletivo Multimídia Favela em Foco) – mediação Silvana Louzada (LABHOI/UFF)

Participantes:
Ana Carolina Fernandes é fotógrafa carioca atuante na imprensa brasileira e internacional, atuando atualmente como fotógrafa independente. Realiza um trabalho permanente de documentação do Rio de Janeiro, com destaque, nos últimos anos, para as manifestações populares.

Ana Paula Goulart Ribeiro é formada em Jornalismo e em História pela UFF, com mestrado e doutorado em Comunicação pela UFRJ, onde é professora. É autora dos livros Jornal Nacional: a notícia faz história e Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 50. 

Helouise Costa é coordenadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do MAC/USP, onde é professora associada. Mestre em Artes e Doutora pela USP. É co-autora dos livros As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro: 1940/1960 e A fotografia Moderna no Brasil.

Joaquim Marçal Ferreira de Andrade é pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, mestre em Design pela PUC-Rio, doutor em História Social pela UFRJ e professor de fotografia da PUC-Rio. É autor de História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900.

Maria do Carmo Rainho é historiadora e pesquisadora do Arquivo Nacional. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e Doutora em História Social pela UFF. Trabalha com fotografia e moda e é autora dos livros A Cidade e a Moda e Moda e Revolução nos anos 1960.

Ratão Diniz é fotógrafo, formado pela Escola de Fotógrafos Populares/Imagens do Povo, do Observatório de Favelas. É integrante do Coletivo Multimídia Favela em Foco. Realiza um trabalho permanente de documentação das favelas do Rio de Janeiro e de manifestações culturais populares, com destaque para o cenário do grafitti no Brasil.

Silvana Louzada é fotógrafa e pesquisadora da história do fotojornalismo. Mestre e doutora em Comunicação pela UFF e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). É autora do livro Prata da Casa, fotógrafos e fotografia no Rio de Janeiro (1950 – 1960).

Informações: https://www.facebook.com/events/924375600918074/

O centro cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no centro do Rio.


Recentes

Entrevista com padre Josafá Carlos de Siqueira, sj
Outras
31/03/2017

PUC Rio e Microsoft fecham parceria para desenvolvimento de framework de código aberto
Outras
15/04/2015

Dilma completa 100 dias: economia e popularidade marcam contrastes com 1º mandato
Outras
10/04/2015

Ford e PUC-Rio iniciam parceria
Outras
08/04/2015

PUC e CBA estendem inscrição para especialização que busca promover qualidade no atendimento e segurança ao paciente
Outras
09/03/2015

PUC-Rio e CBA lançam especialização para profissionais de saúde
Outras
25/02/2015

USP e PUC-Rio atuaram no estudo
Outras
20/02/2015

RioBotz/PUC-Rio compete novamente na Campus Party 2015
Outras
05/02/2015

Entrevista com Fernando Walcacer
Outras
03/02/2015

Mais



HOME

Releases

Clipping

Pesquisadores


Fatos e Números

Balanço Anual

Assembléia Universitária


Estágio


Expediente

Fale Conosco