Jornal do Brasil
Site: Jornal do Brasil
Data: Quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Hora: 11h59
Seção: Ciência e Tecnologia
Autor: ___
Fonte: ___
Fotos: ___
Estudantes desenvolvem técnica de interatividade em filmes
Iniciativa permite que o espectador modifique cenas e comportamento dos personagens
Estudantes da PUC-Rio, Unirio e da UFSM desenvolveram uma técnica que dá aos telespectadores o papel de diretores de filmes. É que o chamado Video-Based Interactive Storytelling é uma técnica voltada para TV e cinema - e também aplicável em plataformas da internet - permite que o espectador interaja com o filme, via controle remoto, celular, voz ou gestos, a fim de mudar o curso da história.
Para isto, são escritos filmes especiais, nos quais os atores são filmados em diferentes posições e com diversas expressões, em um ambiente com o fundo verde. Ao assistir, o público provoca mudanças no ambiente, altera o estado emocional dos personagens e toma decisões de tal maneira que a evolução da história pode surpreender até mesmo o seu próprio autor. Segundo o Prof. Bruno Feijó, que orientou o projeto, esta técnica não muda o futuro do cinema, mas certamente cria uma nova forma de arte.
“Escrever uma história deste jeito requer uma nova linguagem
cinematográfica. Participaré diferente, pois aproxima o público e pode ser feito por várias pessoas ao mesmo tempo”, declarou o estudante Edirlei Soares, que desenvolveu a técnica.
Para ilustrar a técnica e testar o resultado, foi criado um curta muito simples e bem-humorado (“O Rapto da Princesa”), cujo vídeo explicativo está disponível nosite www.icad.puc-rio.br/~logtell junto com a ilustração de outras experiências deinteração.