Extra online

Tipo de Clipping: WEB

Data: 29/11/2014

Veículo: Extra

Sites de classificados e de grupos de troca ganham espaço como meio de poupar e conseguir um extra
29/11/2014

RIO - Quando os preços sobem, é preciso encontrar uma maneira de ter dinheiro até o fim do mês. E, para isso, vale tudo: marmita, beber em casa para economizar no drink, troca de produtos, venda de usados. Muitos retornaram à velha prática de levar marmita para o trabalho. Seja em bolsinhas de neoprene ou em sacolas de mercado, a quentinha caseira ajuda a escapar dos custos da alimentação na rua, que acumula alta de 7,93% no ano. Um dos adeptos é o fisioterapeuta Marcus de Souza, que trabalha no Leblon e estima economizar R$ 30 por dia.
- O único inconveniente é fazer a marmita no dia anterior, mas o lado financeiro fala mais alto - diz.
Segundo Sabrina Balhes, analista da Nielsen, pesquisas mostram que a ida dos brasileiros a pontos de venda recuou 5,5% este ano frente a 2013, indicando mudança nos hábitos como reflexo de inflação e endividamento:
- O brasileiro está pensando melhor antes de consumir. A pessoa não deixa de encontrar os amigos, mas decide comer uma pizza em casa.
Para economizar, o estudante Lucas Civale costuma organizar uma "pré" (um encontro com amigos em casa para beber antes de ir para a balada): 
- Em uma "pré" tranquila, você gasta, no máximo, R$ 20, o que dentro da festa daria apenas para um drink. 
Já a administradora Adriana Gropo se preocupa em controlar o dinheiro e pesquisar o melhor preço. Adepta dos sites de desapego, ela encontra na rede a possibilidade de adquirir a bons preços itens usados, como eletrônicos, roupas e móveis.
- O que me levou a criar esse hábito foi achar produtos de ótima qualidade e em ótimo estado por preço mais justo.
Esse tipo de site tem atraído cada vez mais consumidores no Brasil. De acordo com a Nielsen, 23,4 milhões de pessoas acessaram tais páginas em outubro contra 22,4 milhões no mesmo mês de 2013. Para José Calazans, analista de mercado da Nielsen, a publicidade também pesou:
- Recentemente, tivemos uma pequena mudança no mercado com a divulgação desses sites na TV, mostrando para as pessoas que há outra forma de vender e comprar, resgatando o antigo hábito dos anúncios em classificados.

Criada em 2006, a OLX chegou ao Brasil em 2010. Em média, registra 460 mil contatos diários, movimentando R$ 500 milhões. A base de dados da empresa conta com 11 milhões de anúncios postados e 26 milhões de usuários únicos cadastrados. Já a Bomnegócio.com, criada em 2011, tem quase 5 milhões de anúncios e uma média de 496 mil contatos por dia, que geram R$ 305 milhões diários em transações. O site teve 12 milhões de visitantes únicos em setembro.
Adriana Gropo também acessa grupos do Facebook que têm um funcionamento parecido, permitindo vendas ou trocas. Há grupos para todos os gostos, como o Desapego Melissa Zona Oeste, do qual a confeiteira Adriana Souza faz parte. Ela, que participa de várias páginas do tipo e administra outras, garante que economiza.
- Vendo e compro muito nos grupos. Agora estou negociando um fogão industrial. Ele custa R$ 1 mil e a vendedora está cobrando R$ 200 - conta ela que já arrematou roupas de cama, itens para a casa, para ela e para a filha.
Engana-se quem pensa que há desordem. Há moderadores que cuidam para que as postagens respeitem as regras e as ofertas são controladas.
- Não se pode colocar coisas ruins. Se não está bom para mim, não serve para outra pessoa - observa Adriana.
Dentro dos grupos, quem é habitué recebe atendimento personalizado, diz a analista Marcelle Fontes, que comprou por R$ 500 um sofá de R$ 3 mil.
Tanto nos sites quanto nos grupos também é possível fazer trocas.
- Nos processos de hiperinflação, que não é o que há no Brasil, a tendência é o escambo, a troca de mercadorias. E as mídias sociais tornam mais fácil essa tarefa - diz o professor da PUC-Rio Luiz Roberto Cunha.
Colaborou Rafaela Marinho, estagiária


Mais sobre Extra online
Tipo de Clipping: WEB Data: 11/07/2019 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: Web Data: 13/05/2019Veículo: Jornal Extra / Economia

Tipo de Clipping: WebData: 10/04/2019Veículo: Extra Online / Rio

Tipo de Clipping: WebData: 22/03/2019Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veículo: Extra  

Tipo de Clipping: Web Data: 07/03/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 28/01/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br