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A tendência de consumo atual é o clube de assinatura. Já faz parte de algum? - Por Fernando Leal*
04/02/2015

A internet tem mudado a maneira de consumir dos brasileiros. De todo o mundo, na realidade. As compras estão a um clique, bastando para muitos ter um computador (notebook ou celular), um cartão de crédito (ou mesmo dinheiro) e a vontade de consumir. As compras online movimentaram, só no primeiro semestre do ano passado, mais de R$ 10 bilhões, crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. E tudo impulsionado pela ascensão da chamada Nova Classe Média. Um dos setores responsáveis por impulsionar o consumo online é o de produtos de beleza. Mesmo com o cenário de forte crise no Brasil, o setor de cosméticos é um dos que conseguirá atravessar o período sem grandes problemas. E com a intenção de muitas empresas estrangeiras de investir no Brasil. Vale lembrar que o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza do mundo, perdendo para os EUA e para a China. 
Com um mercado tão robusto e tantas ofertas, as consumidoras estão migrando das lojas, para o mercado online, e integrando os clubes de assinatura, degustando novos produtos. E, mais do que comprar, querem experimentar. E para atender à demanda de degustação, agregando valor às marcas e ofertando uma experiência com informações capazes de ajudar no crescimento das vendas, praticamente um marketing de 360º, os serviços de assinatura de serviços e degustação de produtos tornaram-se a grande aposta do cenário empreendedor brasileiro. Algumas empresas e experiência já não estão mais no mercado, enquanto outras, continuam crescendo, investindo pesado na fidelização do cliente (clube de vantagens para assinante) e na diversificação de serviços, com cursos e outras ações. 
A tendência de crescimento dos clubes de assinatura pode ser atestada na quantidade e diversidade do que é oferecido: café, cerveja, vinhos, produtos para cães e gatos, produtos naturais, produtos de beleza, produtos para mães e crianças e por aí vai. É um mundo a ser explorado, claro, com muito planejamento, visão de longo prazo e muita pesquisa. Enquanto muitos estão começando, outros já fecharam a porta. O importante é não esquecer a opinião do cliente. E também estar antenado com todas as tendências de mercado. Com o mundo globalizado e todos praticamente inseridos e atuantes e suas redes sociais, um atraso ou mesmo um produto entregue sem a menor pesquisa pode gerar um ruído mais que sonoro. É importante ter consciência da voz de quem está comprando o serviço. Diferente de uma loja física, em que as reclamações podem não ser constantes devido a inúmeros fatores (a logística sendo um dos mais recorrentes), os serviços de assinatura estão totalmente conectados com seus clientes, muito ativos nas redes sociais em sua maioria. E você, já faz parte de algum clube?
Fernando Leal é CEO da Glambox. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, começou sua carreira em publicidade e propaganda. Em seguida, migrou para o mercado financeiro e de relações com investidores com sucesso. Totalmente orientado para o empreendedorismo, Fernando é um dos idealizadores da Glambox, um case de sucesso.
Sobre a Glambox 
Empresa criada em fevereiro de 2012 com o objetivo de oferecer à mulher a oportunidade de experimentar, mensalmente, produtos diversificados como maquiagens, lançamentos de beleza, esmaltes, xampus, condicionadores, cremes para a pele, rosto, diversos e outros produtos. Tem em seu portfolio de marcas parceiras mais de 190 nomes e já conta com aproximadamente 20 mil assinantes. Mais informações sobre a Glambox no site www.glambox.com.br
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Bruno Soares 
FTI Consulting 
(11) 3165-4558 
bruno.soares@fticonsulting.com


Bruno Soares 
Senior Consultant – Strategic Communications
FTI Consulting 
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