Maxpress

Tipo de Clipping: WEB

Data: 05/02/2015

Veículo: Maxpress

Água de Anil usa poesia para falar da necessidade do uso consciente da água
05/02/2015

Em um período em que a falta de água é tema de constante debate, a Editora DSOP lança a obra Água de Anil, de Nilma Lacerda e com ilustrações de Kammal João que dialoga de maneira muito delicada justamente com a questão da água. O livro faz parte da Coleção Sonho Verde, que trata de conteúdos ligados à sustentabilidade.

Água de Anil é um texto humanamente profundo e enriquecedor, cheio de belas imagens que são compostas a partir de uma narrativa poética. A obra propõe reflexões sobre o alto consumo e o desperdício, os recursos naturais, a reciclagem, e tudo o que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente e o quanto o ser humano é responsável por este processo.

O livro conta a história de Rosalvo, filho de uma lavadeira, Dinalva, que custou a terminar os estudos. Assim, o livro remete a essa realidade, tendo, a cada trouxa de roupa, uma história, e cada mancha de roupa diz respeito ao interior de cada vida.

No livro, Rosalvo completou o ensino básico e fez faculdade, tudo isso porque gostava de estudar, diferente dos irmãos, que só cursaram os três primeiros anos do ensino fundamental. Ah, mas pra quê tanto sacrifício? A mãe custava a entender o gosto que tinha aquele menino pelos estudos, mas ele sempre a convencia a ir além, até virar deputado. A história toda se entrelaça com questões ambientais, o que faz do livro uma ótima pedida em um período em que o principal recurso natural para nossa existência – a água – está em falta.

Coleção Sonho Verde

A Coleção foi concebida para promover, pelo viés literário, a conscientização para a necessidade de uma nova ética. A ideia é despertar os jovens leitores para desafios impostos pelas mudanças climáticas ou pelo consumo desenfreado, por exemplo. Incitá-los a pensar em suas próprias aspirações e em ações possíveis para construção de um futuro que esteja em consonância com o desenvolvimento sustentável.

Sobre a autora

Nilma Lacerda é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), poeta, ficcionista, cronista e roteirista de cinema. Pelo seu trabalho como escritora, recebeu vários prêmios, como o Prêmio Esso de Literatura - RJ, pelo conto Morro em Policromia, em 1969; o Prêmio Romance, da Fundação Rio Arte, pelo Manual de tapeçaria, em 1985, além de figurar entre os finalistas na Bienal Nestlé de Literatura com o conto O sangue não é álibi e o romance juvenil Viver é feito à mão, respectivamente em 1984 e 1986. Nasceu e mora no Rio de Janeiro com o marido, junto ao mar, viaja com frequência e adora tomar banhos de chuva.

Kammal João é formado em Design, com ênfase em comunicação visual, pela PUC-Rio. Seu trabalho de conclusão de curso consistiu em mais de 150 cartas ilustradas que enviou para o irmão – Amir, de sete anos –, durante uma viagem solitária pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Em 2009 começou sua carreira como ilustrador e hoje já tem mais de dez projetos publicados. Dentre eles, Clarice vê estrelas (2012), de Leticia Pires, obra que recebeu o selo Cátedra Unesco PUC-Rio de leitura e foi selecionada pela FINLIJ para o catálogo, do mesmo ano, da Feira de Bolonha, na Itália e a reedição de O mistério do coelho pensante (2013), de Clarice Lispector.


Mais sobre Maxpress
Tipo de Clipping: Web Data: 11/06/2019Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veiculo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 02/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 26/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 21/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 20/02/2018 Veículo: Maxpress Net

Tipo de Clipping: Web Data: 13/12/2017 Veículo: MaxPress

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br