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Tipo de Clipping: WEB

Data: 18/02/2015

Veículo: Maxpress

Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária anuncia vencedores
18/02/2015

Sete pesquisas desenvolvidas sobre os temas crédito bancário, regulação do sistema financeiro e bancarização foram as grandes vencedoras do VI Prêmio INFI - FEBRABAN de Economia Bancária 2014. A premiação, que tem por objetivo estimular o debate sobre a economia bancária brasileira e questões relevantes do sistema financeiro nacional, distribuiu R$ 52 mil aos vencedores.

A premiação ocorrerá em 26 de fevereiro, às 11h, no Hotel Tivoli São Paulo- Mofarrej. Além dos vencedores, estarão presentes na cerimônia diretores da FEBRABAN, economistas chefes de bancos, representantes de associações do Sistema Financeiro Nacional, pesquisadores e acadêmicos especialistas em economia e integrantes de instituições de ensino parceiras na divulgação do prêmio.

Depois de cinco edições bem-sucedidas com mais de 520 trabalhos inscritos, o prêmio ganhou um novo formato e trouxe como novidade a parceria do Instituto FEBRABAN de Educação – INFI em sua organização e a criação da categoria especial educação financeira. Os participantes puderam inscrever suas pesquisas em três categorias dentro das temáticas de regulação do sistema financeiro, crédito bancário, rentabilidade bancária, taxa de juros e spreads, bancarização e educação financeira.

Rubens Sardenberg, diretor de Regulação e Economia da FEBRABAN, destaca que a criação do prêmio visa incentivar o debate e a pesquisa acadêmica sobre economia bancária. “Estudiosos e pesquisadores têm a oportunidade de expor suas ideias e opiniões para a comunidade financeira e para a sociedade em geral, contribuindo assim para a constante evolução do sistema bancário e financeiro do País”, afirma.

Segundo Fábio Moraes, diretor de educação financeira da FEBRABAN, a criação da categoria especial mostra a importância do tema para os bancos e o engajamento das instituições financeiras em promover pesquisas acadêmicas sobre o assunto. “Ao fomentar pesquisas sobre a atividade bancária, a FEBRABAN e o INFI estão cumprindo o seu papel, que é o de aproximar o setor com a sociedade por meio de investimentos em ensino e pesquisa. Educação é a mais efetiva forma de promover as transformações que nosso País necessita”, afirma. 
Categoria A: Dissertações, teses e artigos acadêmicos

A grande vencedora da categoria A foi Karen Dias Mendes com o trabalho “Consumer Credit Expansion in Open Economies”, sua dissertação de mestrado realizada na PUC-Rio e escrita em inglês. A pesquisa aborda a expansão do crédito consignado nos anos 2000 com o objetivo de entender os efeitos da liberalização financeira e os canais pelos quais ela promove o crescimento econômico. 
De acordo com a autora, os resultados encontrados mostram que uma reforma desta natureza é capaz de estimular outros serviços bancários, além de proporcionar um aumento substancial nos salários e nos lucros das empresas, e a redução do setor informal. “A análise sugere que esses impactos sejam mais intensos em economias mais abertas, mais ricas, menos agrícolas e mais financeiramente desenvolvidas.”

Karen também destacou a importância de iniciativas como o prêmio INFI-FEBRABAN. “Premiações como esta têm um papel importante no sentido de comunicar o conteúdo dos trabalhos científicos para fora da academia.”

Em 2º lugar na categoria A ficaram Claudio Moraes, José Américo Antunes e Gabriel Montes com o trabalho “Risk-Taking Channel and Banking Solvency”. Lilian Pacheco de Medeiros Ferro ficou com a terceira colocação nesta categoria com a pesquisa “Crédito e Formação de Domicílios no Brasil”.

Categoria B: Monografias de Graduação

Dois trabalhos foram premiados na categoria B. A pesquisa “Revisão crítica dos acordos da Basileia”, de Paula Souza, ficou na primeira colocação. Segundo a autora, o estudo revela que os acordos têm evoluído ao longo de suas reformulações incorporando novos fatores na tentativa de estender seu alcance e precisão. “Também chamou atenção a necessidade de criação de uma instituição dotada de dispositivos legais que permitam supervisionar efetivamente o que está ocorrendo no âmbito da regulação bancária mundial”, disse.
Segundo Paula, “ter recebido o prêmio INFI-FEBRABAN representa que os esforços voltados para a realização deste trabalho foram reconhecidos, e que, de fato, o tema abordado foi relevante”.

O trabalho “Território, Finanças e Topologias Bancárias: a Capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos Correspondentes em Alagoas”, de Fábio Brito dos Santos, ficou em segundo lugar.

Categoria C: Educação financeira

A primeira colocação na categoria C foi concedida para André Taue Saito, que apresentou o trabalho “Desenvolvimento Financeiro e Implicações para Educação Financeira: um Estudo com Dados em Painel”. O autor organizou os países em três grupos e, segundo ele, os resultados indicam que, para a melhoria das condições do crédito local e bem-estar dos indivíduos, o processo de educação financeira precisa considerar as características locais. “Nos Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), os indivíduos necessitam estar aptos a compreender a importância da valorização dos ativos e sua relação com os ciclos e choques econômicos”, afirma. 
O segundo trabalho premiado nesta categoria foi “Educação Financeira e Finanças Pessoais: um Estudo com Jovens do Ensino Médio das Escolas Públicas de Blumenau”, de Vilmar Siewert Junior.

Neste novo formato, a premiação em dinheiro distribuiu R$ 52 mil aos ganhadores. Na categoria A, o primeiro lugar foi premiado com R$ 15.000,00; o segundo colocado, com R$ 10.000,00; e o terceiro, R$ 5.000,00. Na categoria B, o primeiro lugar ganhou R$ 5.000,00, e o segundo, R$ 2.000,00. Na categoria especial, o primeiro colocado ganhou R$ 10.000,00 e o segundo, R$ 5.000,00. Os vencedores de todas as categorias também terão direito a uma inscrição em um Summit INFI-FEBRABAN.


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