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Tipo de Clipping: WEB

Data: 26/02/2015

Veículo: Extra

Professor desenvolve ferramenta para facilitar interpretação dos microdados do Enem
26/02/2015

Na tentativa de facilitar a vida dos educadores em relação aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o mestrando da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Jorge Luiz Dias de Frias criou uma ferramenta de análise de dados com poderosos mecanismos de detalhamento dos resultados. O projeto faz parte de sua dissertação desenvolvida no Profmat, um mestrado profissional voltado a professores que lecionam matemática no ensino fundamental e médio.
Por ter conhecimento avançando em Excel e pelo fato do programa também ser de fácil acesso, Jorge Frias propõe as análises via planilha Excel. Além de mestrando, Frias é coordenador do ensino médio do 'Colégio Israelita Brasileira A. Liessin Scholem Aleichem'. E por ter experiência pedagógica com o ensino médio, acredita que, com essa ferramenta, as escolas vão poder extrair os dados e fazer uma análise completa do desempenho geral e individual de seus alunos no Enem.
— Com a ferramenta vão poder analisar questão a questão, disciplinas, comparar seus números com os de outras escolas e atuar estrategicamente nos pontos que merecem maior atenção e esforço pedagógico, permitindo assim melhores resultados nas próximas edições do Enem — explica.
De acordo com Frias, existem empresas que cobram por este serviço. Sendo que o objetivo de sua dissertação é o inverso, é torná-lo acessível e gratuito a todas as escolas interessadas. Nesta semana, Frias autorizou o Vida de Calouro a disponibilizar o link da ferramenta para download. Clique aqui e baixe o aplicativo.
Vale lembrar que os últimos microdados do Enem, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são de 2012. Os interessados também podem acessar ao passo a passo para tirarem dúvidas sobre o funcionamento do aplicativo.
O projeto foi orientado pelo professor Sinésio Pesco (PUC-Rio) e co-orientado pelo professor Paulo Cezar P. Carvalho (FGV), integra uma parceria entre o Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio e a Escola de Matemática Aplicada da FGV. O título original da dissertação é 'Uma ferramenta para a obtenção e análise de dados do Enem'.


— Além dos levantamentos preliminares sobre os dados do ENEM, este trabalho busca também auxiliar aqueles que querem desenvolver suas próprias ferramentas — avalia Sinésio Pesco, professor do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio e orientador de Frias no Profmat.
Desde 2012 a PUC-Rio conquistou a oportunidade de oferecer o Profmat, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, que tem no exame o objetivo de estimular a melhoria do ensino da disciplina em todos os níveis de escolaridade.


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