Extra online

Tipo de Clipping: WEB

Data: 17/03/2015

Veículo: Extra

Vestibular: conheça 7 dicas para organizar seus estudos em casa
17/03/2015

Estudar com o máximo de antecedência e organizar os estudos para a maratona de vestibular podem ser as melhores maneiras de adquirir confiança na hora das provas. Para ajudar nessas 'tarefas', o Vida de Calouro conversou com o professor de história Alexandre Oliveira Chada, do colégio Mopi (RJ). O professor separou sete dicas indispensáveis. De acordo com Alexandre, o grande problema dos vestibulandos é a questão do tempo.

— Além das aulas, seja no pré-vestibular ou nas turmas de 3º ano do ensino médio, o aluno tem obrigatoriamente que dedicar um tempo em casa para fixar o conteúdo — reforça o professor antes de passar suas orientações.

Seguem as dicas:

1. O vestibulando deverá inicialmente estabelecer um plano de estudo que deverá ser seguido à risca.
Os horários de estudo em casa deverão respeitar o cotidiano de cada vestibulando. Não existe uma fórmula universal. Se você está em sala de aula o dia inteiro, não adianta estabelecer que vai estudar quatro horas em casa. O equilíbrio é fundamental. O importante é estabelecer metas viáveis. Por exemplo, se o estudante aguenta duas horas de estudo em casa, após passar por uma maratona de aulas naquele dia, está tudo bem, vá em frente. Se não, o melhor é rever a estratégia.

2. O final de semana deve ser bem aproveitado.
O vestibulando deve utilizar, necessariamente, uma parte do sábado para fixar conteúdo. O ideal seria estabelecer períodos de estudo na parte da manhã e tarde, variando as disciplinas estudadas. A matéria dada ao longo da semana pode ser a referência do estudante. A noite de sábado e o domingo devem estar reservados para o lazer e o descanso. Muitas vezes, os alunos, ao estabelecerem o plano de estudo, ignoram a importância do descanso e do lazer na preparação para o vestibular. Vale lembrar que os estudantes não são máquinas.

3. O estudo em casa deve ser o mais dinâmico possível.
Aconselho o aluno variar a forma de estudar. Se for estabelecido que se estudará uma hora cada disciplina, o vestibulando pode estabelecer o seguinte roteiro: 30 minutos de leitura e 30 minutos de exercícios.

4. Também é válida a utilização de vídeos como suporte de estudo.
O Youtube disponibiliza aulas, documentários e programas de TV. Alguns desses materiais são curtos (20 minutos) e podem ser integrados na hora de estudo estabelecida.

5. Os filmes são igualmente válidos.
O professor da disciplina deve ser consultado, pois alguns filmes podem conter informações equivocadas.

6. A parte de exercícios pode ser incrementada com as provas anteriores
Principalmente provas dos últimos cinco anos da UERJ, por exemplo, e do ENEM. O aluno pode também fazer questões de outros vestibulares (FuvestPUC, Unicamp, etc.) para complementar as listas de exercícios.

7. Por fim, o vestibulando deverá estar antenado, informado sobre as notícias, as atualidades.
Tanto o ENEM quanto a UERJ cobram cada vez mais assuntos atuais, ligados às notícias daquele período. Em 2013, o segundo exame de qualificação explorou a questão das manifestações ocorridas em junho. Ano passado, o primeiro exame de qualificação explorou a questão da Ucrânia. Portanto, fiquem atentos.
Agora bons estudos e uma ótima maratona de provas!


Mais sobre Extra online
Tipo de Clipping: WEB Data: 11/07/2019 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: Web Data: 13/05/2019Veículo: Jornal Extra / Economia

Tipo de Clipping: WebData: 10/04/2019Veículo: Extra Online / Rio

Tipo de Clipping: WebData: 22/03/2019Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veículo: Extra  

Tipo de Clipping: Web Data: 07/03/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 28/01/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br