Maxpress

Tipo de Clipping: WEB

Data: 08/04/2015

Veículo: Maxpress

Ford assina acordo com a PUC-RIO para pesquisa na área de experiência do usuário
08/04/2015

A Ford firmou um acordo com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa voltados à Experiência do Usuário. O objetivo é criar projetos de Design e Engenharia com inovação focada nas pessoas, de forma a antecipar suas necessidades e melhorar sua satisfação. Marcio Alfonso, diretor de Engenharia Veicular e Engenharia Avançada da Ford América do Sul, e José Ricardo Bergman, vice-reitor acadêmico da PUC-Rio, assinaram o acordo na sede da universidade.

“Este é um trabalho inovador na indústria automotiva no Brasil e faz parte de um projeto maior da Ford, que criou uma área de Experiência do Usuário dentro da sua estrutura global. Ele muda o foco da inovação na engenharia, que tradicionalmente é voltada para o produto, e concentra o estudo nas necessidades do usuário”, diz Marcio Alfonso. “A PUC-Rio está na vanguarda desses estudos e conta com especialistas e laboratórios equipados com tecnologia de ponta para dar suporte às pesquisas que vamos desenvolver.”

A experiência do usuário, segundo a norma da área (ISO 9241/210), inclui as emoções, crenças, preferências, percepções, reações físicas e psicológicas, comportamentos e ações que ocorrem antes, durante e após o uso de um produto. Ou seja, é de natureza subjetiva e a pesquisa da Ford com a PUC-Rio busca desenvolver métodos para captar e quantificar essas impressões para uso das equipes de Design e Engenharia durante a concepção e desenvolvimento do produto.

“Por mais que os produtos sejam globais, eles têm suas nuances para atender os costumes e demandas de cada mercado. Na Índia, por exemplo, as pessoas preferem carros com mais espaço no banco traseiro e altura do teto, por conta da indumentária local”, explica Rodrigo Leite, designer da área de Experiência do Usuário da Ford. “Essa pesquisa vai nos ajudar a ‘pensar fora da caixa’ nos projetos de engenharia e aprofundar o estudo sobre o que o usuário quer para criar tecnologias, serviços e produtos customizados.”

Pesquisa avançada

PUC-Rio conta com recursos avançados em seus laboratórios de simulação de realidade virtual, ergonomia, design social, ecodesign e moda. Entre outros equipamentos, dispõe do “Eye Tracking”, que rastreia o movimento dos olhos para detectar o que prende a atenção das pessoas.

A universidade mantém acordos de pesquisa com empresas de diferentes áreas, como joias, mobiliário, webdesign, petróleo. A inclusão do setor automotivo, representado pela Ford, contribui para a formação de um centro de excelência voltado ao desenvolvimento de conhecimento e formação de especialistas.

“O design tem várias áreas, cada uma com um conhecimento específico adaptado ao seu tipo de produto. O cruzamento entre elas permite o acesso a esses conhecimentos e também ajuda a criar um profissional versátil, preparado para diferentes visões de projeto”, explica Cláudio Magalhães, diretor do Departamento de Design da PUC-Rio. “Como a PUC tem ênfase na pesquisa, a parceria com a Ford na área de Design traz também muitas oportunidades de envolvimento com outros departamentos da universidade, como as Engenharias e o Instituto Tecnológico da Universidade.”
FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 183.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.

Mais informações 

Ford Brasil 

Roberta Madke (11-4174-8235) - rmadke@ford.com 
Tassia Rodrigues (11- 4174-8076) - trodri17@ford.com
Burson-Marsteller 
Monica Nishizaki (11 3094 2263) monica.nishizaki@bm.com 
Ivan Salvador (11 3094 2263) ivan.salvador@bm.com


Mais sobre Maxpress
Tipo de Clipping: Web Data: 11/06/2019Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veiculo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 08/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 02/03/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 26/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 21/02/2018 Veículo: Maxpress

Tipo de Clipping: Web Data: 20/02/2018 Veículo: Maxpress Net

Tipo de Clipping: Web Data: 13/12/2017 Veículo: MaxPress

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br