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Tipo de Clipping: WEB

Data: 08/04/2015

Veículo: Maxpress

Shopgram revoluciona compra on-line com modelo de social commerce
08/04/2015

Por meio de “likes” em fotos no Instagram que contenham o selo Shopgram, o consumidor pode incluir produtos de diversos vendedores em seu carrinho de compras, localizado no próprio Shopgram.com.br

Já percebeu como é difícil vender produtos ou serviços pela internet, a não ser nos já tradicionais sites de e-commerce? Não é mais. Essa história começa quando o engenheiro de produção Gabriel Monteiro decidiu transformar o hobby de sua mãe em uma atividade remunerada. Ela passou a vender aventais e roupas estilizadas via Instagram, mas carecia de uma ferramenta que agisse de forma automatizada e simples, onde suas clientes pudessem “curtir” os produtos postados diariamente nas redes sociais e, então, realizar o pagamento de uma só vez.

Ao perceber essa oportunidade, Gabriel teve a ideia de criar uma startup para explorar esse mercado. Depois de um mais de um ano de desenvolvimento, ele fundou, em setembro passado em sociedade com o executivo da área de sistemas Matheus Guilarducci a plataforma de social commerce Boxbuy.

O sucesso da plataforma foi total. Em Dezembro de 2014, o Boxbuy venceu a primeira edição do desafio MasterCard Digital Commerce SHIFT. O evento, focado em descobrir o que de mais inovador está sendo desenvolvido para os meios eletrônicos de pagamento, premiou a empresa com R$ 10 mil em dinheiro e três iPhone 6.

Apesar de ter um modelo já validado, Gabriel e seu sócio identificaram que o Instagram e Whatsapp são as plataformas que hoje têm maior potencial de alcance de vendas na web, com grande número de pessoas buscando produtos, descobrindo tendências e compartilhando fotos e contatos. Foi então que criaram o Shopgram (www.shopgram.com.br), aplicativo de vendas revolucionário que permite descobrir novos produtos e vender diretamente em dois dos maiores meios de comunicação e viralização de conteúdo digital – e utilizá-las como grandes vitrines para fidelizar e conquistar mais clientes.

O Shopgram é muito simples de usar tanto, para vendedores quanto para consumidores. Cada usuário que visitar a página do Shopgram pode se deparar com diversas lojas e comprar o seu produto em poucos cliques. “O Shopgram é o local ideal para encontrar desde produtos novos por preços bem acessíveis até brechós, nicho que cresce com grande velocidade a cada dia”, assinala Gabriel Monteiro, CEO do Shopgram.

Aos pequenos e médios empresários é oferecido grande potencial de escalabilidade do negócio, pois de forma gratuita seus produtos ficam expostos no site para um número de visitantes muito maior do que os seguidores de sua loja no Instagram, além disso, em poucos passos os consumidores podem comprar o produto seja diretamente no site ou quando estiver navegando no Instagram desses lojistas.

Ficou mesmo mais fácil comprar on-line

Para ter acesso a todas as ofertas postadas é simples: Quando uma foto de um produto que contenha o selo “Compre no Shopgram.com.br” é curtido no Instagram do lojista, este já é automaticamente adicionado ao carrinho de compras localizado no próprio site do Shopgram. Caso o vendedor já tenha um relacionamento com seus clientes, ele também pode enviar um link do produto já no checkout para o Whatsapp do comprador, lá ele irá encontrar diversas fotos e descrição da peça, já descobrindo o frete que será cobrado e as opções de pagamento – via cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário. Por fim, usuários também podem acessar diretamente o site do Shopgram e conhecer novas lojas e produtos, que ficam disponibilizados para qualquer um comprar. Acaba sendo uma grande vitrine para ser o local onde encontrar as novas modas e os brechós mais legais do Instagram.

Como vender pelo Shopgram

E quem deseja se tornar parceiro também se surpreenderá. Através da plataforma, após o cadastro e abertura da página com as ofertas no aplicativo Shopgram, as plataformas Instagram e Whatsapp se tornam verdadeiras vitrines onde são identificados os potenciais consumidores que curtiram os produtos postados. Depois do pagamento realizado, o vendedor recebe os dados do cliente e o sinal verde para o envio do produto, além do valor da compra já descontando as taxas embutidas na transação (via cartão de crédito, boleto ou débito em conta).

Outra comodidade disponibilizada aos vendedores no Shopgram é um painel completo no site onde podem ser feitos o controle do estoque e acompanhar uma análise completa das vendas já realizadas. Como meio de comissão, a plataforma cobra apenas 2% sobre as transações, sem mensalidades, licença e custo inicial para ingresso na rede de lojas.

“O mercado de vendedores pelo Instagram vem crescendo a cada dia. Por essa razão, enxergamos enorme potencial e necessidade de maior profissionalização nesse nicho, sendo um dos primeiros a desenvolver um sistema para vendas via Like no Instagram e a trazer uma solução de vendas completamente voltada para o Whatsapp, explica Gabriel.

Um pouco sobre os fundadores 

Gabriel Monteiro – CEO do Shopgram 

Gabriel é o responsável pelo desenvolvimento do conceito, montagem da equipe e atual CEO da empresa. É engenheiro de produção, formado pela PUC-Rio. Trabalhou no mercado financeiro por 5 anos, passando por grandes multinacionais como Ernst & Young e Brookfield, atuando principalmente no segmento de Planejamento Estratégico. Resolveu abandonar tudo para seguir seu sonho de empreender o próprio negócio.

Matheus Guilarducci - CTO do Boxbuy 

Formado em Ciência da Computação pela UFF, Matheus começou a carreira dentro da faculdade mas logo se juntou à Wpensar, empresa que na época era uma startup e atualmente é uma das principais soluções para administração de instituições de ensino. Passou aproximadamente 3 anos na empresa, começando como engenheiro de software e terminando como CTO da empresa.


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