Estadão

Tipo de Clipping: WEB

Data: 13/06/2016

Veículo: Estadão.com.br

BC terá parcimônia no câmbio, diz Ilan
13/06/2016

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse nesta segunda-feira, 13, em seu discurso de posse, que a instituição adotará “parcimônia” ao intervir no câmbio em sua gestão. Segundo ele, se houver condições reduzirá os instrumentos que usa para intervir no preço do real.

RelacionadasIlan diz que vai perseguir inflação de 4,5%Tombini: 'Nunca afrontamos o câmbio flutuante'Posse de Ilan ampara 3ª alta do dólarEra Tombini; Do menor juro ao estouro da meta de inflação“Sem ferir o regime de câmbio flutuante, o Banco Central poderá utilizar com parcimônia as ferramentas cambiais de que dispõe”, afirmou. “Nesse sentido, poderá reduzir sua exposição cambial em determinado instrumento em ritmo compatível com o normal funcionamento do mercado, quando e se estiverem presentes as adequadas condições”, completou.

Ilan Goldfajn sucede Alexandre Tombini no BC

De agosto de 2013 a março de 2015, o BC intervinha diretamente no mercado com operações de swap cambial, que equivalem à venda de dólares no mercado futuro. Esses leilões foram apelidados de “ração diária” e tinham como objetivo proteger empresas e bancos que tinham negócios atrelados a moeda estrangeira. A primeira vez que a “ração diária de dólar” foi usada foi em 2002, na gestão do ex-presidente do BC Armínio Fraga, que estava presente na cerimônia ontem. Na ocasião, Ilan era diretor de política econômica da instituição.

Ilan assumiu o posto trocando um terço da diretoria, formada por nove membros. Para as duas principais, a de política econômica e a de política monetária, indicou os economistas Carlos Viana de Carvalho, da PUC-Rio (no lugar de Altamir Lopes) e Reinaldo Le Grazie, diretor executivo da Bradesco Asset Management (Bram), em substituição a Aldo Mendes. Também da PUC-Rio vem o futuro diretor de assuntos internacionais, Tiago Couto Berriel, no lugar de Tony Volpon. Os três precisam ainda ser sabatinados pelo Senado.

O novo presidente do BC disse que o governo do presidente em exercício Michel Temer se comprometeu a mandar ao Congresso projeto de emenda à Constituição para garantir “autonomia operacional ou técnica” ao BC, como alternativa à retirada do status de ministro, e defendeu a autonomia orçamentária.

“Não se trata de ambição ou desejo pessoal, mas de medida que beneficia a sociedade mediante a redução das expectativas de inflação, da queda do risco país e da melhora da confiança, todas essenciais para a retomada do crescimento de forma sustentada”, disse.

Ao discursar antes de Ilan, o agora ex-presidente do BC, Alexandre Tombini, defendeu o comportamento que a instituição adotou em relação ao câmbio na sua gestão. Disse que agiu sempre para manter a funcionalidade do mercado e evitar “volatilidade excessiva”. Tombini vai assumir o cargo de representante do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington.

O ex-presidente apontou a forte desvalorização do real frente o dólar como uma das pedras em seu caminho no combate à inflação. O ajuste de preços do dólar e dos preços administrados pelo governo (como água, luz e tarifas de ônibus) foi o principal motivo que levou a inflação chegar a dois dígitos estourando assim o teto da meta estipulado pelo governo, de 6,5%.

O câmbio flutuante é um dos três componentes do “velho e bom” tripé econômico que Ilan prometeu trazer de volta ao assumir o cargo, junto com controle dos gastos públicos e da inflação, em contraposição à chamada “nova matriz econômica”, adotada pela equipe econômica da presidente afastada Dilma Rousseff.


Mais sobre Estadão
Tipo de Clipping: Web Data: 28/06/2019Veículo: Estadão

Tipo de Clipping: Web Data: 27/06/2019Veículo: Estadão

Tipo de Clipping: Web Data: 14/06/2019Veículo: Estadão

Tipo de Clipping: Web Data: 05/06/2019Veículo: Estadão / Blog da Tissen

Tipo de Clipping: Web Data: 31/05/2019Veículo: Estadão / Economia & Negócios

Tipo de Clipping: Web Data: 25/05/2019Veículo: Estadão

Tipo de Clipping: Web Data: 03/05/2019Veículo: Estadão / Economia & Negócios

Tipo de Clipping: WebData: 12/04/2019Veículo: Estadão

Tipo de Clipping: WebData: 05/04/2019Veículo: Estadão

Tipo de Clipping: WebData: 01/04//2019Veículo: Estadão / Economia & Negócios

Tipo de Clipping: WebData: 29/03/2019Veículo: Estadão

Tipo de Clipping: WebData: 25/03/2019Veículo: Estadão

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br