O Dia

Tipo de Clipping: WEB

Data: 21/07/2016

Veículo: O Dia Online

Ex-funcionária acusa gerente de lanchonete por injúria racial na Z. Norte
21/07/2016

Chefe publicou foto de Rosilene Medeiros limpando o local, com a legenda:

'Protagonista da novela Escrava Isaura'

Rio - Uma ex-funcionária de uma filial da lanchonete Subway, na Rua Domingos Lopes, em Madureira, na Zona Norte, acusou a gerente do estabelecimento de injúria racial. O caso repercutiu nas redes sociais, desde o último domingo, após a mulher publicar no Facebook uma foto de Rosilene Medeiros, de 30 anos, limpando o local, com a legenda: "Protagonista da novela Escrava Isaura".

Segundo a vítima, na ocasião, a gerente estava tirando diversas fotos dos funcionários. No entanto, ao ver a foto em que aparece limpando o local, Rosilene pediu para a chefe não publicar na Internet. "Ela disse até que 'não seria louca de publicar'. Eu nem percebi quando ela tirou essa foto", contou.

Rosilene ressaltou ainda que esta não foi a primeira vez que a gerente fez comentários preconceituosos. "Teve uma vez que ela jogou fora uma carne estragada na lixeira atrás do meu caixa e depois disse que eu estava cheirando mal. Outra vez, assim que um funcionário novo entrou na empresa, ela brincou dizendo que eu 'fedia a macaca'", lembrou a ex-funcionária.

Assim como Rosilene, Carla França da Silva também destacou que foi alvo das piadas preconceituosas da gerente. "Ela falava para os funcionários que eu era cachorrinha, que latia e não mordia", acrescentou Carla, que trabalhou por três anos na lanchonete.

Segundo informações da 29ª DP (Madureira), um inquérito policial foi instaurado na unidade para apurar o caso. A polícia informou ainda que diligências foram realizadas e o procedimento será encaminhado à Justiça, ainda esta semana, com o indiciamento da autora. 

De acordo com o advogado Breno Melaragno Costa, professor da PUC-Rio, casos como este costumam resultar em penas alternativas, como doação de cestas básicas e trabalho comunitário.

Em nota, a Subway destacou que "não tolera qualquer tipo de racismo nos restaurantes da rede e o franqueado pede desculpas pelo mal-entendido". Além disso, a empresa informou que vai reforçar o treinamento dos funcionários para que esses casos não se repitam.

"A equipe é orientada para agir de forma ética, cordial e respeitosa. O franqueado responsável por esta loja tomou medidas imediatas para orientar a gerente. A rede aguarda o resultado da investigação da polícia, está colaborando com os órgãos públicos na solução do caso e adotará as medidas cabíveis", completou.

Com reportagem do estagiário Caio Sartori


Mais sobre O Dia
Tipo de Clipping: Web Data: 02/07/2019Veículo: O DIA Online / Rio

Tipo de Clipping: Impresso Data: 02/07/2019Veículo: O DIA / Rio

Tipo de Clipping: Impresso Data: 30/06/2019Veículo: O DIA / Economia

Tipo de Clipping: Impresso Data: 30/06/2019Veículo: O DIA / Empregos

Tipo de Clipping: Impresso Data: 24/05/2019Veículo: O DIA / Rio

Tipo de Clipping: Web Data: 23/05/2019Veículo: O DIA / Rio

Tipo de Clipping: Impresso Data: 23/05/2019Veículo: O DIA

Tipo de Clipping: Web Data: 19/05/2019Veículo: O DIA Online / Rio

Tipo de Clipping: Impresso Data: 19/05/2019Veículo: O DIA / Rio

Tipo de Clipping: Impresso Data: 18/05/2019Veículo: O DIA / Rio

Tipo de Clipping: Impresso Data: 10/05/2019Veículo: O DIA / Coluna Informe do DIA

Tipo de Clipping: Web Data: 05/05/2019Veículo: O DIA / Coluna Informe do DIA

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br