Releases
Professora da PUC-Rio lança livro sobre violência doméstica
11/03/2016

“Em briga de marido e mulher, o Estado deve meter a colher”. Essa é a discussão que propõe a professora Luciene Medeiros, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, em livro sobre o combate à violência doméstica. A obra é fruto da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade e analisa a história das políticas públicas de enfrentamento da violência doméstica cometida pelo parceiro. 

Lançado pela Editora PUC em parceria com a Editora Reflexão, “Em briga de Marido e Mulher, o Estado deve meter a colher: políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica” engloba o período a partir da implantação da primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em 1986, até a promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006. Em seu trabalho, a pesquisadora aborda os diferentes agentes desse processo, como as militantes dos movimentos de mulheres e feministas.  

“A partir da década de 1970, vários contextos, no Brasil, contribuíram para o processo de formulação das políticas públicas de gênero e em específico voltadas para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. Nesse processo, tiveram ação predominante os movimentos de mulheres e feminista, especialmente o fluminense. Sua atuação, nesse momento, foi influenciada pelo pensamento que embasou a segunda onda do movimento feminista internacional, no qual, em síntese, compreende que a desigualdade entre homens e mulheres não está circunscrita na natureza, portanto, com possibilidade de transformação”, afirma a professora.

A contracapa do livro foi escrita pelo professor Ricardo Ismael, do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, que enfatizou o caráter interdisciplinar e original da pesquisa da autora. A orientadora da tese, professora Ilda Lopes, assina a orelha da obra. “O livro evidencia o acúmulo de saberes adquiridos pela experiência da autora no campo da luta pela garantia dos Direitos Humanos”, escreve.

Serviço   

Nome:  “Em briga de marido e mulher, o Estado deve meter a colher: políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica”.

Autora: Luciene Medeiros

Editora PUC-Rio/Editora Reflexão

268 páginas

Data de lançamento: a definir

Local: a definir

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br