Releases

Reitor da PUC-Rio falou sobre a primeira Encíclica do Papa Francisco sobre meio ambiente

PUC-Rio abre a XXI Semana do Meio Ambiente
09/06/2015

 

Na abertura da XXI Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio, o reitor Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ressaltou as expectativas da Encíclica do Papa Francisco sobre questões socioambientais, com promulgação programada para este ano, antes da COP 21 de Paris. O reitor destacou a originalidade do papado, já que essa é a primeira Encíclica voltada para o meio ambiente, além de também ser um momento privilegiado de integração da Igreja com outros campos da ciência. Será possível, acredita Josafá, “uma visão teológica da criação como dom e a compreensão de nossa tarefa como missão de cuidar e preservar o ser humano e a natureza”.

Além do reitor da PUC-Rio também compunham a mesa o Decano do Centro de Ciências Sociais, Luiz Roberto Cunha, o Decano do Centro Técnico Científico, Luiz Alencar da Silva Mello, e o Diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), Luiz Felipe Guanaes.

Para o coordenador do NIMA, Luiz Felipe Guanaes, é importante estimular a sensibilização das pessoas sobre o meio-ambiente. Já o Decano do CTC, Luiz Alencar de Silva Mello comentou sobre a participação do Departamento de Ciências e Tecnologias com as iniciativas de sustentabilidade, ressaltando o núcleo de Engenharia Civil e Química. Luiz Roberto Cunha, por sua vez, defendeu a ideia de uma maior interdisciplinaridade na Universidade, onde diferentes departamentos trabalhariam juntos em questões ambientais.

O professor Sérgio Besserman, do Departamento de Economia da PUC-Rio, também foi à mesa e destacou a preocupação com as futuras gerações. A semana do Meio Ambiente continua até quinta-feira.

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br