Releases
PUC-Rio é cenário de debate sobre a Desmilitarização da PM
26/03/2015

O ginásio da PUC-Rio foi palco de debate com o deputado estadual Flávio Bolsonaro e com o professor e candidato a governador do Rio em 2014, Tarcísio Motta, sobre a Desmilitarização da Polícia Militar a convite do DCE da Universidade, Raul Amaro. O evento contou com mais de 1.700 pessoas e foram arrecadados cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis, obrigatórios para a entrada.

Flávio Bolsonaro defendeu a ideia de que a desmilitarização não é a solução para os problemas de segurança pública, e que o respeito às leis da constituição garante a democracia. Já o professor Tarcísio Motta argumentou, justificando que a desmilitarização não deve ser só da Polícia Militar, mas também do Estado e da própria vida.

Segundo o professor, desmilitarizar é um processo que precisa ser divido em alguns elementos: a formação para garantia de direitos e liberdade, mudança da prioridade da segurança pública, valorização da carreira dos policiais e ampliação da democracia. Os dois palestrantes concordaram em ampliar a discussão e defender a democracia.

Outro assunto bastante discutido foi a relação das drogas com a desmilitarização. De acordo com Tarcísio, a “guerra das drogas” não acaba com a questão da violência. Em contrapartida, Bolsonaro afirmou que a legalização não acaba com o tráfico. Além disso, acredita que as drogas são um problema de segurança.

A plateia participou intensamente durante o encontro. Em espírito democrático, cartazes, gritos e cantos foram algumas das demonstrações de opiniões divergentes do público.

 

 

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br