Releases

A eleição foi realizada em assembleia na Coreia do Sul

Aluna da PUC-Rio agora é representante geral da América do Sul, Central e Caribe no Parlamento Mundial da Juventude para Água
21/05/2015


    Aos 24 anos, a aluna do curso de Engenharia Ambiental da PUC-Rio Ágatha Oliveira foi eleita a representante geral da América do Sul, Central e Caribe do Parlamento Mundial da Juventude para Água durante assembleia realizada na Coreia do Sul. Em meio aos preparativos para a 21ª Conferência do Clima em 2015 (COP21), em Paris, a estudante acredita que os jovens podem ser os líderes de hoje, capazes de aumentar a consciência ambiental da sociedade. Pensando nisso, a estudante está organizando o 1º Parlamento Nacional da Juventude para a Água, ainda sem data definida.


    - Nós queremos trazer os jovens para entender que essas questões são problemas nossos. É necessário olhar o planeta como um sistema integrado. Nós não podemos nos preocupar com as mudanças climáticas sem enxergar os rios poluídos, por exemplo. Um problema influencia o outro. Por isso, é essencial que as pessoas tenham consciência – analisou a aluna, que vê no Fórum Mundial em 2018 no Brasil uma oportunidade para atrair os jovens.


     O contato de Ágatha Oliveira com projetos ambientais começou na Universidade. Em 2014, a convite do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio (NIMA), ela foi à COP20, em Lima, dar uma palestra sobre a perspectiva da juventude em relação à seca do Sudeste. 


     - Quando voltei, eu comecei a fazer parte de uma organização só de jovens chamada Engajamundo. O objetivo dela é influenciar a política, mostrar que a juventude pode ter uma voz e garantir que sempre exista uma representação jovem nas tomadas de decisão, tanto no âmbito nacional como inter

 

     Ainda na Coreia do Sul, ela participou do 7º Fórum Mundial da Água, um momento de discussão entre os países sobre possíveis soluções para as questões relacionadas ao uso da água. Para a estudante, este é um grande problema mundial pois trata-se de um recurso já escasso no mundo e essencial para a vida.  Ela acredita que a preocupação da ONU é que a água vire motivo de guerra ou uma moeda de troca. nacional. Foi a Engajamundo que me indicou para ser a representante do Brasil no Parlamento Mundial da Juventude para Água – explicou.


Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br