Extra online

Tipo de Clipping: WEB

Data: 01/06/2016

Veículo: Extra

Marketing velado: pesquisa mostra estratégias da indústria do tabaco
01/06/2016

No Dia Mundial Sem Tabaco, a Fundação do Câncer, junto ao Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgou uma pesquisa qualitativa sobre a estratégia de marketing da indústria de cigarro nos pontos de venda desses produtos. O estudo, feito em seis cidades de três estados diferentes, visitou, entre junho e julho de 2015, 54 locais que vendem cigarros e constatou o que associações de combate ao tabagismo já denunciavam: apesar de uma lei federal proibir propagandas nos pontos de venda, o cigarro é exposto como objeto de glamour.


— Os maços estão posicionados estrategicamente na altura dos olhos; próximo dos caixas, onde todos têm que passar; com iluminação especial e display chamativo. O próprio espaço nas lojas é usado como ‘marketing velado’, a propaganda faz parte da decoração — disse a psicóloga da Fundação do Câncer e uma das responsáveis pelo estudo, Cristina Perez. 

Na última terça-feira, no evento EXTRA Debate — cuja transmissão está disponível no Facebook do jornal —, em parceria com o Inca, esses e outros assuntos foram discutidos por especialistas e profissionais de saúde. A declaração, em vídeo, da atriz Malu Mader contando ter voltado a fumar após ver um maço na mão de um amigo, foi analisada.


— A caixinha fez a Malu voltar a fumar. A embalagem de cigarro passa a ideia de uma coisa de dança, música, show, noite, universo fluorescente. Tudo para que a gente associe o ato de fumar a coisas interessantes — disse a professora do departamento de Artes & Design da PUC-Rio.
A dificuldade em parar de fumar — às vezes, maior até do que a causada por drogas ilícitas — também foi tema.

— A nicotina chega ao cérebro em cerca de 19 segundos e o engana. Entra nos neurônios e libera substâncias que causam a sensação de prazer — disse Ricardo Meirelles, pneumologista do Inca: — Há também a questão comportamental. Em média, um adulto fuma 20 cigarros por dia e dá dez tragadas por cigarro. O importante é que se busque tratamento, que, inclusive, pouca gente sabe, mas é oferecido pelo SUS.

Exemplo da Austrália - Desde 2012, a Austrália padronizou as embalagens de cigarro, tirando as cores e rótulos diferenciados das marcas. Os efeitos já foram notados. “Houve queda na iniciação dos jovens; os fumantes achavam que o cigarro estava mudado, pela sensação de que mudando a embalagem o produto mudava também; e os usuários se mostraram mais atentos às advertências”, disse a diretora de comunicação da Aliança de Controle do Tabagismo, Anna Monteiro, no EXTRA Debate. 


Mais sobre Extra online
Tipo de Clipping: WEB Data: 11/07/2019 Veículo: Extra

Tipo de Clipping: Web Data: 13/05/2019Veículo: Jornal Extra / Economia

Tipo de Clipping: WebData: 10/04/2019Veículo: Extra Online / Rio

Tipo de Clipping: WebData: 22/03/2019Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 12/03/2018 Veículo: Extra  

Tipo de Clipping: Web Data: 07/03/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 28/01/2018 Veículo: Extra Online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Tipo de Clipping: Web Data: 22/01/2018 Veículo: Extra online

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br