Releases
PUC-RIO comemora o Outubro Rosa com Palestra e lançamento de projeto na comunidade da Rocinha
29/10/2014

Radiologista Fabíola Procaci Kestelman em palestra sobre o câncer de mama. Crédito: Weiler Finamore Filho/ Projeto Comunicar


No dia 28 de outubro, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., lançou o projeto de Detecção do Câncer de Mama, que oferecerá  diagnóstico e, se necessário, tratamento gratuito para a doença para 500 mulheres da comunidade da Rocinha. O objetivo do projeto, que tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), é fazer um mapeamento da doença na região a partir do acompanhamento das mulheres.

A medida faz parte do Programa de Promoção da Saúde da Mulher da PUC-Rio, que atua na comunidade de Vila Canoas, em São Conrado. Das 500 mulheres da região, 105 tiveram acompanhamento entre 2011 e 2012 e nenhum problema diagnosticado. A psicóloga Glaucia Pina, umas das responsáveis pelo projeto, destaca a importância da ação. “Temos o objetivo de ficar mais próximos da mulher. Queremos que elas realizem o diagnóstico preventivo, já que muitas delas não realizam o tratamento precoce”.

No mesmo dia, em comemoração ao Outubro Rosa, a Escola Médica da PUC-Rio promoveu uma conversa sobre o Câncer de mama, com a médica mastologista Thereza Cypreste, da Associação dos Amigos da Mama de Niterói (ADAMA). A palestra teve o objetivo de instruir mulheres quanto ao perigo do câncer de mama e a importância dos exames de prevenção. A mastologista apontou a falta de conhecimento das mulheres e homens como vetor da doença. “A desinformação é democrática, tanto em Ipanema quanto na Rocinha. A falta de cuidado é a mesma, a diferença é a possibilidade de tratamento”.

 

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária, de acordo com a lei 12.881/2013, de direito privado e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir do fomento de debates democráticos, objetivando, sobretudo, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades privadas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br