Releases

‘Nas entrelinhas do talvez’ é uma referência teórica do pensamento do filósofo

Professora da PUC-Rio lança livro sobre pensamento de Derrida
25/11/2014

A relação apaixonada do filósofo Jacques Derrida com literatura é a inspiração do livro “Nas entrelinhas do talvez. Derrida e a literatura”, da professora da PUC-Rio, Elizabeth Muylaert Duque-Estrada, lançamento da Editora PUC em parceria com a Via Verita. A obra, dividida em quatro ensaios, configura-se uma referência teórica do pensamento derridiano, cujo vigor, que respeita e perturba a sobriedade da tradição filosófica, vale também para a tradição dos estudos literários. O livro explora a relação de Derrida com a literatura, que, segundo o próprio, é “uma estranha instituição onde se pode dizer tudo sobre qualquer coisa”.

 

O primeiro ensaio trata a índole da sua ‘estranheza’: narrativa que se auto-narra o tempo todo, para além de um ‘tipo de verdade’ dos acontecimentos, ou qualquer tipo de busca da verdade, fazendo com que a questão sobre a verdade da literatura tenha que se justificar. Na sequência, ‘Sobre a política do talvez’ aborda a afinidade entre a literatura e o pensamento de Derrida: ambos são movidos por uma força de uma radical contradição. Como ele mesmo diz, “a estrutura paradoxal desta coisa chamada literatura é que o seu início é também o seu fim”.

 

Em ‘Diante da Lei’, a autora acompanha e comenta a original leitura que Derrida faz da parábola de Kafka, narrativa sem objeto ou saber, que retrata o próprio fazer literário, ou seja, uma apresentação literária do literário. Finalmente, em ‘Vivo do meu próprio crédito’, o texto discute, com base na leitura de Ecce Homo, de Nietzsche, a perspectiva radicalmente nova a partir da qual Derrida observa a escrita autobiográfica.

 

Nas entrelinhas do talvez: Derrida e a literatura

Autora: Elizabeth Muylaert Duque-Estrada

Formato: 14 x 21 cm

Páginas: 124

Editora PUC/Via Verita

 

 

Sobre a PUC-Rio

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária, de acordo com a lei 12.881/2013, de direito privado e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir do fomento de debates democráticos, objetivando, sobretudo, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades privadas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.

 


Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br