Releases
PUC-Rio lança livro com mapeamento dos terreiros do estado
11/03/2014
No dia 19 de março, às 18h30, a Editora PUC-Rio, em parceria com a Editora Pallas, lança “A presença do Axé, mapeando terreiros no Rio de Janeiro”, na livraria Blooks. O livro é o resultado de uma pesquisa de vinte meses, coordenada pelas professoras Denise Pini Rosalem e Sonia Giacomini, dos Departamentos de Serviço Social e Ciências Sociais, a partir de uma proposta da Ialorixá Mãe Beata de Iyemonjá, principal liderança religiosa do Ilê Omi Ojuarô.
“Essa pesquisa é um esforço que a PUC-Rio fez de dar concretude a um desejo da academia de ser capaz coproduzir conhecimento com outras formas de saber. Estamos falando de uma relação mais equilibrada de poder entre segmentos diferentes da sociedade, que são desqualificadas, desconsideradas”, afirma a professora Denise Pini Rosalem. Ela reforça que a parceria entre o movimento social, a Universidade e o poder público também se inscreve numa política institucional de promoção de uma cultura de paz e acolhimento da diferença.
Durante a pesquisa que mapeou os terreiros da cidade, foram realizadas visitas individuais a cada um dos terreiros e as informações foram posteriormente armazenadas em um banco de dados digital. A partir desses dados, a equipe produziu mapas da discriminação religiosa, identificando em quais espaços e locais se verificam diferentes modalidades de ações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas no Estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa também visava conhecer as práticas sociais e políticas dos terreiros, promovendo o reconhecimento do trabalho social que realizam e o fortalecimento das identidades religiosas de matrizes africanas no Rio de Janeiro. Segundo pesquisa, aproximadamente 200 mil pessoas são beneficiadas pelo trabalho social realizado pelas 850 casas visitadas.
Endereço da livraria Blooks: Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro.
Denise Pini Rosalem da Fonseca
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Latin American Studies - University of Houston (1991) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde trabalha com formas de resistência social com ênfase na esfera local de comunidades urbanas pobres. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana.
Sonia Maria Giacomini
Graduada em História (Licence d'Histoire) - Universite de Paris VII, e em Administration Economique et Sociale, option Sciences de la Société - Universite de Paris VII, Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS-Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ e Doutora em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e Antropologia Urbana.
Sobre a PUC-Rio
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que visa produzir e propagar o saber através do fomento de debates democráticos, objetivando, sobretudo, o crescimento e enriquecimento da sociedade. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor Universidade Privada do país, segundo avaliação do MEC/Inep, a Universidade ocupa também a 18º posição entre as 20 melhores da América Latina, segundo ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de 700 instituições de ensino superior no mundo.

Telefones:
(21) 3527-1140 e (21) 99479-1447 | Ramais: 2252, 2245, 2270 e 2246
E-mail:
imprensa.comunicar@puc-rio.br